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Na região Noroeste paulista, as obras preveem, por exemplo, a ampliação dos vãos de navegação das pontes das rodovias SP-333 (Cafelândia a Novo Horizonte) e SP-425 (Penápolis a José Bonifácio). Estas obras já estão em andamento. Outra ponte que terá o vão ampliado será a da Ferrovia Ayrosa Galvão (Pederneiras). Com essas mudanças, será possível o tráfego de composições com até três barcaças.
De acordo com o DH, serão realizadas ainda obras para a substituição das pontes existentes na SP-191 sobre os rios Tietê e Piracicaba e rodovia SP-147 por pontes estaiadas, com vãos maiores, e serviços de dragagem e retificação dos canais de Conchas, Anhembi, Botucatu, Igaraçu do Tietê, Ibitinga e Promissão, além de melhorias na infraestrutura das eclusas de Bariri, Ibitinga, Promissão, Nova Avanhandava e Três Irmãos (em Pereira Barreto).
Este conjunto de ações reduzirá o tempo de viagem no trecho operado atualmente em 15% e permitirá o aumento da carga carregada, reduzindo em 20% os custos de transporte. As obras de extensão localizam-se nos rios Tietê e Piracicaba. Na extensão pelo rio Piracicaba está prevista a construção da barragem de Santa Maria da Serra, que permitirá ampliar a navegação em 55 quilômetros até o distrito de Ártemis, em Piracicaba.
A extensão pelo rio Tietê será de 200 quilômetros, entre os municípios de Anhembi até Salto. Neste trecho está prevista a construção de cinco barragens, sendo a primeira a barragem no município de Anhembi, que possibilitará a passagem das embarcações, principalmente no período de estiagem, até Conchas. O montante contempla ainda a implantação do Terminal Multimodal de Araçatuba, de Ártemis e de Rubinéia, com conexão com a rodovia SP-320 e a Estrada de Ferro - EF 364.
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