3 cidades da região noroeste tem mais eleitores que habitantes
3 cidades da região noroeste tem mais eleitores que habitantes

Continua após os destaques >>
Icém, União Paulista e Nova Castilho são os três da região noroeste dentre os 90 municípios de todo o Brasil que apresentaram mais eleitores que população. Em União Paulista moram 1.508 pessoas. Nas eleições do próximo mês, 1.668 estão aptas a votar.
Já em Icem tem 6.553 moradores e 6.561 pessoas aptas para o dia 5 de outubro. Nova Castilho apresenta 1.111 habitantes e 1.175 eleitores, ou seja, 64 a mais.
Minas Gerais é o estado que concentra o maior número de municípios com mais eleitorado que população, 21 dos 90 identificados no cruzamento de informações do TSE e do IBGE. Há municípios no estado em que o eleitorado corresponde a 137% dos habitantes, caso de Tapiraí, a 250 quilômetros de Belo Horizonte.
Goiás e São Paulo aparecem em seguida, com 11 municípios cada, seguidos de Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul, cada um com com nove casos de cidades com mais eleitores que habitantes.
De acordo com o TSE, o domicílio eleitoral não implica necessariamente residência na mesma localidade, o que pode justificar as divergências estatísticas. Um cidadão pode morar em uma cidade, mas votar ou candidatar-se em outra. “É distinto o conceito de domicílio eleitoral do domicílio civil”, informou a assessoria do tribunal por meio de nota.