Qualidade do etanol leva ANP a autuar 31 distribuidoras no interior de São Paulo
Qualidade do etanol leva ANP a autuar 31 distribuidoras no interior de São Paulo

Continua após os destaques >>
As autuações foram feitas durante operação de fiscalização do mercado de etanol, realizada em conjunto com a Polícia Rodoviária Estadual, a Secretaria de Fazenda de São Paulo e o Procon. Segundo nota da ANP, os principais motivos da penalidade foram “irregularidades na certificação da qualidade do etanol”.
A ANP informou que durante a ação, de combate à sonegação de tributos e de fiscalização à qualidade do combustível, foram vistoriados 253 caminhões que transportavam etanol em estradas das regiões de Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Sorocaba, Paulínia e São José dos Campos.
“Além das autuações, as dez equipes da ANP que participaram da operação fizeram seis coletas de combustível para análise em laboratório”, diz a nota.
As distribuidoras autuadas estarão sujeitas, ao final do processo administrativo, a multas que podem variar de R$ 5 mil a R$ 5 milhões, de acordo com a infração cometida.
Segundo a ANP, em 2009, foram realizadas 6.373 ações de fiscalização no estado de São Paulo, que resultaram em 1.964 autuações e 221 interdições.