Região: Criança de 1 ano é a sétima morte por meningite
Região: Criança de 1 ano é a sétima morte por meningite

Continua após os destaques >>
A criança estava internada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) neonatal da Santa Casa. Segundo informações da família, o menino apresentou febre e dores na última quinta-feira, e foi constado o quadro clinico pelo crescimento dos dentes. No sábado, ainda com os mesmos sintomas, ele foi medicado com soro.
A região de Araçatuba é líder de casos da doença no Estado. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, a região registra este ano 49 casos de meningite, com sete mortes, duas delas por meningite bacteriana do tipo meningocócica, a mais grave da doença, e as demais por outros tipos.
Segundo o Ministério da Saúde, ainda não existem registros no Mundo de surtos ou epidemias pela doença. Conforme especialistas, o pneumococo (Streptococus pneumoneae) é uma bactéria que habitualmente causa outras infecções como otite, sinusite e pneumonia e a sua manifestação mais grave e menos freqüente é a meningite.
Entre os principais sintomas da doença estão a febre acompanhada de dor de cabeça, vômito, dor na região do pescoço e, nas crianças muito pequenas, irritabilidade, choro e gemido.