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O prefeito Jamil Ono (PT) e equipe de Governo estiveram
reiterando o pleito, na manhã desta quinta-feira (28), em Brasília, na presidência
da Valec Engenharia, para que o traçado da Ferrovia Norte-Sul (FNS) entre
Estrela D’Oeste e Panorama, passe pela região do Governo de Andradina.
O encontro foi com o diretor-presidente da Valec, Mario
Rodrigues Junior, e o diretor de Planejamento, Paulo de Lanna Barroso Junior, e
Jamil destacou a importância econômica e social do traçado para a região, já
que a Norte-Sul é uma das principais obras ferroviárias do Programa de
Aceleração do Crescimento (PAC).
“As vias ferroviárias são tidas como as mais eficientes e
baratas e como a FNS vai articular todos os sistemas de transporte do Brasil, incluindo
o rodoviário, ela vai ser uma ótima oportunidade para que nossa região
administrativa seja um polo logístico e um ponto estratégico para atrair investimentos
da iniciativa privada como fábricas e indústrias”, explica Jamil.
Conforme o traçado apontado na PMI (Proposta de Manifestação
de Interesse), a Norte/Sul cruzaria pelos territórios das cidades de Ilha
solteira, Pereira Barreto, Itapura e Castilho alçando também Três Lagoas (MS).
“É preciso lutar pelos trechos da ferrovia na região, que
vai ser fundamental para o processo do escoamento da produção e em consequência
trazer riquezas para Andradina, cidades vizinhas e também para o estado de São
Paulo”, ressalta Jamil.
O Governo de Andradina já realizou audiência pública e
também já conta com EVTEA (Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e
Ambiental) sendo líder nas discussões do traçado nas cidades paulistas e no
vizinho Mato Grosso do Sul. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)
realizará no dia 2 de fevereiro audiência pública em Três Lagoas, também para
discutir o traçado.
O trecho entre Anápolis (GO) e Palmas (TO) da Ferrovia
Norte-Sul já está em funcionamento e começou a ser utilizado pela iniciativa
privada como um novo modelo de venda de capacidade, marcando o início do livre
acesso à infraestrutura ferroviária (open access).
O percurso Anápolis-Palmas, com 855 quilômetros, é o
primeiro do País a operar sob as novas regras que promovem a quebra do
monopólio das atuais concessionárias e permite que todas as empresas que
cumpram requisitos técnicos e operacionais, estabelecidos em lei, tenham acesso
à infraestrutura ferroviária em condições objetivas, transparentes e não
discriminatórias. Pelo modelo anterior, as cargas transportadas nas ferrovias
eram comercializadas pelas próprias concessionárias que estabeleciam seus
preços.
Participaram também das discussões o secretário de Promoção
a Cidadania e Direitos Humanos, Fernando Magno, o secretário de Comunicação
Social, Juliano Silva e o gestor municipal de Convênios, Fernando Henrique
Ramos.
Foto - Jamil Ferrovia Norte Sul – Crédito: Secom/Prefeitura
Legenda: Jamil em Brasília com o diretor-presidente da
Valec, Mario Rodrigues Junior, e o diretor de Planejamento, Paulo de Lanna
Barroso Junior
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