O Governo de São Paulo anunciou a contratação de 2.340 novos policiais para atuar no estado ainda em 2025. Com isso, o reforço no efetivo das forças de segurança chega a 13,5 mil profissionais desde o início da atual gestão, consolidando-se como o maior aumento no número de policiais desde 2011.
Do total anunciado, 1.190 são soldados da Polícia Militar que devem ser formados em agosto, além de outros 250 policiais civis aprovados em concursos em andamento. O reforço inclui ainda 600 novos policiais penais, cuja posse está prevista para o mês de maio.
Além da contratação, o governo estadual também destacou ações de valorização dos profissionais da segurança pública. Entre elas, o pagamento de bônus por desempenho, que, somente em 2023, destinou cerca de R$ 304 milhões a mais de 75 mil agentes, com base em metas alcançadas pelas forças de segurança.
O investimento faz parte de uma política de fortalecimento da segurança pública no estado, buscando aumentar a presença policial nas ruas e a capacidade de investigação e combate ao crime. O governador Tarcísio de Freitas enfatizou que o plano estratégico inclui novas turmas e concursos públicos já autorizados para a Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Técnico-Científica.