Araçatuba: região já registrou 33 casos de meningite no ano
Araçatuba: região já registrou 33 casos de meningite no ano

Continua após os destaques >>
Um menino de três anos, morador de Guzolândia, foi internado na semana passada com febre, vômito, manchas na pele e dores na cabeça e no corpo. Foi confirmada a doença depois de exame,e o estado de saúde da criança melhorou. Ele já foi transferido da UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) para um dos quartos.
Meningite
É uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o encéfalo e a medula espinhal. Pode ser causada por vírus ou por bactéria, a qual é a mais comum. A meningite meningocócica é causada pela bactéria Neisseria meningitidis ou Neisseria intracelullaris. o meningicoco é uma bactéria do tipo diplococo que só causa a doença no ser humano, não infectado outros animais. É uma doença que, de acordo com as estatísticas, ataca mais as crianças menores de 18 meses, pois não tem seus anticorpos tão desenvolvidos para sua defesa, mas o adulto corre também os seus riscos.
A transmissão é feita pelo contato direto com secreções da garganta ou do nariz de pessoas portadoras ou convalescentes. Estas pessoas liberam os agentes etiológicos no ar que podem ser inspirados por outros indivíduos e causar a doença. Felizmente, os meningococos não sobrevivem muito na atmosfera.
Dor de cabeça, vômitos, rigidez da nuca, prostração, febre alta são sintomas característicos do quadro de meningite. Por isso, nunca devem ser desconsiderados, especialmente em duas faixas etárias extremas: nos primeiros anos de vida e quando as pessoas começam a envelhecer. Diagnóstico precoce e início imediato do tratamento são fundamentais para controlar a evolução da doença.