Comércio de Araçatuba tem queda de 27% nas vendas do Dia das Mães em 2023

A Associação Comercial e Industrial de Araçatuba (Acia) anunciou uma queda de 27% nas vendas do Dia das Mães em 2023, em comparação com o ano anterior

Essa notícia trouxe frustração aos comerciantes da cidade.Divulgação
Essa notícia trouxe frustração aos comerciantes da cidade.Divulgação

A Associação Comercial e Industrial de Araçatuba (Acia) anunciou nesta segunda-feira (15) que houve uma queda de 27% nas vendas do Dia das Mães, neste ano, em relação a 2022. Essa notícia frustra, de certa maneira, os comerciantes da cidade, já que a data é considerada a segunda mais importante para os lojistas, atrás apenas do Natal.

De acordo com os dados divulgados pela Acia e divulgadas pelo jornal Folha da Região de Araçatuba, até a data comemorativa em 2023, foram registradas 26.178 consultas ao SCPC (Sistema Central de Proteção ao Crédito), que é considerado um termômetro para as vendas. Em comparação, no ano de 2022, mesmo com a pandemia, as consultas alcançaram a marca de 35.879 verificações da situação de consumidores em relação a seus nomes no sistema.

A queda nas consultas ao sistema do SPC e o fraco movimento no Dia das Mães refletem a crise financeira vivida pelo país e da qual não conseguimos sair completamente. O desemprego, atualmente afetando cerca de 9 milhões de pessoas, aliado à guerra da Ucrânia e à pandemia, que também deixaram muitos desempregados, são fatores que impactam negativamente o poder de compra dos consumidores.

Desafios econômicos e seus impactos nas vendas do Dia das Mães

O atual cenário econômico brasileiro apresenta desafios significativos para o comércio local, especialmente no que diz respeito a datas comemorativas importantes como o Dia das Mães. O aumento do desemprego e a instabilidade financeira têm influenciado diretamente nas decisões de consumo dos brasileiros.

A guerra da Ucrânia e seus desdobramentos têm impacto global na economia, gerando instabilidade nos mercados e afetando o poder de compra das pessoas. A incerteza quanto ao futuro econômico faz com que muitos consumidores reduzam seus gastos, priorizando apenas o essencial.

A pandemia da COVID-19 também exerceu um impacto negativo significativo nas vendas do Dia das Mães. Restrições de circulação, medidas de distanciamento social e a preocupação com a saúde e segurança levaram a uma redução nas visitas às lojas físicas. Muitos consumidores optaram por realizar suas compras online, o que nem sempre compensou as perdas geradas pelo fechamento do comércio tradicional.

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