Produtos chineses e crise preocupam setor de calçados em Birigui

É a primeira vez na história que o setor calçadist

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O Brasil é o terceiro produtor mundial de calçados, com 800 milhões de pares por ano, superado apenas pela Índia, com 900 milhões, e pela China, com 9 bilhões, mas a crise econômica mundial enfraquece o calçado brasileiro, que, ainda por cima, sofre com a forte concorrência dos importados chineses.

O resultado é uma redução nas vendas externas brasileiras, que, no primeiro quadrimestre do ano, caíram 26,5% na quantidade de pares vendidos, embora o país se mantenha também como o quinto maior exportador mundial, com 165,5 milhões de pares comercializados no ano passado. Birigui tem 110 mil habitantes e 10% desta população trabalha nas indústrias do setor calçadistas. Na cidade considerada a capital do calçado infantil, qualquer instabilidade nas indústrias do setor, como as férias coletivas, causa preocupação. Mas os donos das indústrias garantem que não há motivo para isso.

É a primeira vez na história que o setor calçadista de Birigui concedeu férias coletivas nesta época do ano, que deveria ser de larga produção. A crise econômica mundial e a concorrência com os produtos chineses reduziram em 26,5% as exportações brasileiras. No mercado interno, o inverno demorou pra chegar e a quantidade de pedidos não foi como a esperada.

Brasil

O número de empresas também vem diminuindo – e, consequentemente, o de postos de trabalho – embora não haja números atualizados quanto a isso. E os números divulgados pela Associação Brasileira da Indústria de Calçados (Abicalçados) demonstram que, em 2009, o calçado do Brasil continua perdendo mercado no exterior para os concorrente: de janeiro a abril, a quantidade de pares exportados caiu 26,5%, com 49,5 milhões de pares vendidos, contra 67,4 milhões no mesmo período de 2008.

O faturamento também despencou: foram obtidos pelos exportadores brasileiros US$ 469 milhões contra US$ 646,5 milhões de janeiro a abril do ano passado, uma redução de 27,4% nas vendas externas de calçados. Por isso, o diretor executivo da Abicalçados, Heitor Klein, não esconde a o temor do setor com a situação: "Estamos muito preocupados com o desempenho no mercado externo, que não mostra sinais de reação positiva".

Uma preocupação que se justifica, embora seja do mercado interno, é que a indústria de calçados brasileira obtenha seu maior volume de vendas, com 70 % do que produz vendido no território nacional. O problema é que a invasão chinesa no setor de calçados está fazendo a indústria brasileira perder mercado dentro do próprio país, o que já virou caso de briga jurídica, com um processo por dumping (concorrência desleal) aberto pela Abicalçados no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Com informações da TV Teme Agência Brasil

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