Governo de SP anuncia centro de contingência para combater o novo coronavírus

Governo de SP anuncia centro de contingência para combater o novo coronavírus

(Foto: Divulgação/Governo do Estado de São Paulo)
(Foto: Divulgação/Governo do Estado de São Paulo)

Governo de São Paulo anunciou na tarde desta quarta-feira (26) a criação de um centro de contingência contra a propagação do novo coronavírus. A decisão veio depois do primeiro caso brasileiro do Covid-19 ser confirmado na capital paulista. No momento, há 20 casos suspeitos da doença no país, 11 deles em São Paulo, segundo o Ministério da Saúde.   As informações são do portal da Rede TV!

“Infelizmente, foi confirmada em São Paulo a infecção de um brasileiro, que estava na Itália, por coronavírus. Por isso, estamos criando este centro e de contingência e, a partir daí, anunciaremos as medidas a serem adotadas”, disse afirmou o governador  Joao Doria (PSDB). O centro será presidido pelo infectologista David Uip, ex-sercetário da saúde, cargo que esteve à frente por 4 anos e 7 meses.

Primeiro caso

O Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso de um brasileiro infectado pelo novo coronavírus (Covid-19) também na quarta (26). Trata-se de um homem de 61 anos, morador da cidade de São Paulo, que esteve na região da Lombardia, no norte da Itália, entre os dias 9 e 21 de fevereiro. Ao retornar da viagem, na última sexta-feira (21), o paciente apresentou os sinais e sintomas compatíveis com a doença.

Atendido no Hospital Israelita Albert Einstein na segunda-feira (24), o homem foi submetido a exames clínicos que apontaram a suspeita de infecção pelo vírus. Com resultados preliminares realizados pela unidade de saúde e de acordo com o Plano de Contingência Nacional, o hospital enviou a amostra para o laboratório de referência nacional, Instituto Adolfo Lutz, para contraprova. “Agora é que vamos ver como este vírus vai se comportar em um país tropical, durante o verão”, disse o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

O governo paulista afirmou que "as Secretarias de Saúde do Estado e de Prefeitura de São Paulo estão monitorando as pessoas que tiveram contato com o paciente. Todas as ações e medidas seguem protocolos do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde".

De acordo com o Ministério da Saúde, no mundo, já foram registrados mais de 80,2 mil casos do coronavírus em 34 países. Foram registradas 2,7 mil mortes causadas pela doença, sendo que os casos mais graves são aqueles que afetam pessoas com mais de 60 anos.


Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade