Usinas hidrelétricas de Castilho e Ilha Solteira ficam sem Estado
Nem São Paulo e nem Mato Grosso do Sul. O MME (Ministério de Minas e Energia) publicou na sexta-feira (21) uma portaria que deixa em branco a sede das usinas hidrelétricas de Jupiá, em Castilho, e Ilha Solteira, no município de mesmo nome

Continua após os destaques >>
A revisão acontece três dias depois de o governo federal ter deixado de reconhecer, também por meio de portaria, como paulistas as duas hidrelétricas, ambas no rio Paraná. A alteração foi assinada pelo ministro Eduardo Braga. Conforme a assessoria de imprensa dele, dados georreferenciados apontaram que as casas de força dessas usinas estão em Três Lagoas (Jupiá) e Selvíria (Ilha Solteira).
Em nota, o MME afirmou que as informações que basearam a portaria publicada no último dia 18 deste mês foram prestadas pela Cesp à Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e ao próprio ministério. Agora, o governo federal não tem um novo prazo para bater o martelo sobre qual Estado sediará os dois empreendimentos. No entanto, a previsão é que os endereços de Jupiá e Ilha Solteira sejam ratificados durante a audiência pública para o edital do leilão.