Vereador vai à Justiça para ter o nome excluído do Google

Vereador vai à Justiça para ter o nome excluído do Google

Foto: Divulgação


O vereador de Porto Alegre Mauro Zacher (PDT) briga na Justiça para não ter mais resultados com seu nome em buscas no Google. Ele alega que o sistema traz "notícias falsas e tendenciosas", que têm prejudicado sua honra. 

A juíza Anaísa Accorsi Peruffo, da 1.ª Vara Cível do Foro Regional 4.º Distrito de Porto Alegre, negou a liminar. Para a magistrada, mesmo que o acesso fosse bloqueado pelo Google há outras formas de localizar as notícias, como nos próprios veículos em que foram publicadas e por meio de outros mecanismos de busca na internet. Além disso, entre outros argumentos, ela menciona a violação da liberdade de expressão.

"Os órgãos de comunicação, é verdade, não estão obrigados a apurar, em todos os casos, a veracidade dos fatos antes de torná-los públicos. Se tal lhes fosse exigido, a coletividade ficaria privada do direito à informação, que deve ser contemporânea às ocorrências", afirma a juíza, na decisão. Ela defende, ainda, que não se pode falar em violação à privacidade, porque Zacher é uma pessoa pública.

Uma busca no Google revela, entre outras notícias sobre o vereador, uma dívida que ele foi intimado a pagar junto à PUC do Rio Grande do Sul, onde presidiu o DCE. Ele também aparece entre os investigados da CPI do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem).

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close