Explosão em usina nuclear fere quatro

Explosão em usina nuclear fere quatro

Uma explosão destruiu um dos prédios de uma usina nuclear japonesa neste sábado, um dia depois de um terremoto seguido de tsunami ter devastado o país. Imagens de TV mostravam grande quantidade de fumaça saindo da usina de Fukushima 1, onde quatro trabalhadores ficaram feridos. Pouco depois, a imprensa local informou que as autoridades ampliaram a zona de isolamento de 10 km para 20 km em torno de Fukushima 1. Com informações do Portal IG. 

 

Antes da explosão deste sábado, o primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, informou sobre o vazamento de "quantidades mínimas de radiação" na usina de Fukushima, segundo a agência local Kyodo.

 

A Agência Japonesa de Segurança Nuclear e Industrial descartou que a explosão tenha causado "danos sérios" ao reator nuclear da usina, enquanto o porta-voz do governo, Yukio Edano, disse que ainda está sendo analisado o que "está por trás dessa explosão". A Tokyo Power Electric Co., responsável pela usina, confirmou o número de feridos mas não deu mais informações.

 

Na sexta-feira, após o terremoto, o sistema de resfriamento de reatores falhou em duas usinas. Com isso, o governo declarou estado de emergência em cinco unidades de reatores - dois na planta Fukushima 1 e três na vizinha Fukushima 2. As cinco instalações fecharam depois do grande tremor.

 

Sob a lei japonesa, uma emergência deve ser declarada se um sistema de resfriamento falha. No total, o país tem 55 reatores fornecendo cerca de um terço da eletricidade do país. Segundo um especialista brasileiro, o risco de contaminação ambiental ainda é pequeno.

 

Nas centrais nucleares de Fukushima 1 e 2, localizadas a cerca de 250 quilômetros de Tóquio, as autoridades liberaram vapor radioativo para reduzir a pressão excessiva nos reatores.

 

A radioatividade registrada na sala de controle de um reator da central de Fukushima 1 atingiu um nível mil vezes superior ao normal, após os problemas de refrigeração provocados pelo terremoto.

 

Fukushima 2 também é centro de uma área de isolamento, de 3 km de raio, decretada pelas autoridades para afastar a população. As duas centrais nucleares estão separadas por 12 km.

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close