Paulistas estão mais endividados principalmente no cartão de crédito

Paulistas estão mais endividados principalmente no cartão de crédito

Para economistas da federação, a elevação do endividamento deve-se à confiança dos consumidores e estabilidade da economia. Foto: Fabiano Marinho / Arquivo / Andravirtual

 

Aos endividados no estado de São Paulo, em fevereiro, aumentou 53,8% ante 51,2% registrados em janeiro. A informação foi divulgada na última semana pela Pesquisa da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP).

 

Para economistas da federação, a elevação do endividamento deve-se à confiança dos consumidores e estabilidade da economia. “O consumidor paulista está mais confiante nas bases da economia do que estava no começo do ano passado, o que se deve, em grande parte, ao elevado nível de ocupação e ao consequente incremento da massa salarial real.”

 

O número de famílias com contas em atraso também cresceu, mas em ritmo menor. A taxa subiu de 14,7% em janeiro para 15,3% em fevereiro. De acordo com a Fecomercio, esse número está abaixo da série histórica da pesquisa.

 

A maior parte das dívidas (68,3%) é motivada pelas compras com cartão de crédito, seguida pelos carnês (30,8%), e financiamento de carros (12,9%).

 

Em relação ao tempo de endividamento, 34,3% das pessoas estão comprometidas ao pagamento por mais de um ano, 25% de três a seis meses e 22,5% por menos de três meses.

 

Os débitos afetam mais da metade da renda do mês de 14,1% dos paulistas e menos de 10% dos rendimentos mensais para 22,8% deles.

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close