Taxa de juros (Selic) deve fechar o ano em 10,75%

Taxa de juros (Selic) deve fechar o ano em 10,75%

A reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), que começa nesta terça, deve manter a Selic no mesmo patamar dos 10,75% ao ano em 2010, de acordo com a opinião de especialistas apresentadas no boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira, 30, pelo BC (Banco Central).

Depois de reduzir a taxa de juros a um dígito pela primeira vez na história, a autoridade monetária iniciou em abril a elevar os juros, de 8,75% para 9,5%. Em junho, passou para 10,25% e depois, em julho, para 10,75%. O BC eleva os juros quando acredita que a inflação está alta, para mantê-la dentro da meta do governo, que este ano está em 4,5%.

A previsão do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) dos economistas passou de 5,10% para 5,07%. Os especialistas também reviram o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto), mas só que para baixo. Esperam agora que cresça 7,09%, e não mais 7,10% como no último Focus. Há quatro semanas, a estimativa era de que a economia fosse ter expansão de 7,20% em 2010.

Índices inflacionários

O IPC (Índice de Preços ao Consumidor), medido pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), deve fechar o ano em 4,99%. Já a previsão do IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado) foi mantida em 8,56%.

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close