Juíza argentina que rechaçou casamento gay celebrará uma das uniões

Juíza argentina que rechaçou casamento gay celebrará uma das uniões

Um dos primeiros casamentos entre pessoas do mesmo sexo na Argentina será celebrado pela juíza de paz Marta Corvella, que há alguns dias gerou polêmica depois de assegurar que não oficializaria matrimônios gays.

O Registro Civil da cidade de General Pico, no noroeste da província de La Pampa, região central do país, determinou a data da cerimônia para 17 de agosto - medida possível após a aprovação do Congresso à lei que autoriza o casamento gay e a adoção de crianças por casais homossexuais.

A juíza, que é evangélica, havia dito há uma semana que não realizaria matrimônios do tipo "por uma questão de princípios cristãos" e porque "na Bíblia, Deus não aprova esta forma de viver".

Na segunda-feira(19), no entanto, a diretora-geral do Registro de Pessoas de La Pampa, Irene Giusti, comentou que Corvella havia recuado de sua decisão, inclusive "atendendo a casais do mesmo sexo no juizado, interessados em concretizar os trâmites".

Casal gay

Segundo fontes do organismo, o casamento a ser celebrado pela juíza será o de Alberto Peralta, de 61 anos, e Oscar Omar García López, de 57, dois comerciantes da cidade que estão juntos há 27 anos.

De acordo com a agência DyN, os dois estiveram com Corvella. "Pareceu-nos uma mulher de grande coração, e inclusive rezamos juntos. Ela nos convidou à Igreja Evangélica, porque é muito crente", comentou García López a uma rádio.

Ele explicou ainda que o casal pretende esclarecer "a situação, ainda que as famílias conheçam há tempos a relação". A ideia de casar "não tem como finalidade adotar, mas celebrar nosso amor e por uma questão de herança", acrescentou.

No último dia 14, o Senado argentino aprovou a lei que permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo, após um debate que durou 14 horas e dividiu opiniões. Com o aval dos parlamentares, a norma seguiu para a sanção do Executivo, conferida ontem - tornando a Argentina o primeiro país latino-americano a permitir esta forma de união.

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close