Continua após os destaques >>
No Peru, 42 crianças morreram nas últimas semanas no altiplano andino, como consequência das baixas temperaturas registradas na região. Em alguns lugares do departamento de Puno, na fronteira com a Bolívia, a temperatura chegou a -23ºC.
Médicos do posto de saúde de San Antonio de Putin, localizado a 4,5 mil metros acima do nível do mar, na região de Puno, confirmaram que os falecimentos ocorreram em várias zonas e foram ocasionados por infecções respiratórias. As vítimas tinham até 12 anos de idade.
Mortes e prejuízos
Emissoras de TV locais informaram no domingo à noite sobre a situação de emergência que vive muitos povoados. O Ministério da Agricultura também teme que as cabeças de gado não resistam por falta de pasto e pelo congelamento das lagoas que abastecem a região.
A onda de frio chegou a atingir cidades costeiras, inclusive a capital peruana, enquanto na região da floresta amazônica, onde nesta época do ano as temperaturas não caem para menos de 35ºC, estão entre 14ºC e 15ºC.
Também foram registradas 14 mortes decorrentes do frio na Bolívia, sete no Paraguai, 11 na Argentina e duas no Uruguai. Nove das vítimas bolivianas viviam na cidade de El Alto, a quatro mil metros de altitude, onde a temperatura caiu para menos de 9ºC.
Consequências
De acordo com Félix Trujilo, do Serviço Nacional de Meteorologia e Hidrologia da Bolívia, "as cadeias de frio serão cíclicas, ou seja, na próxima semana o ambiente voltará a gelar e é provável que até caia neve em algumas regiões".
Ainda no Peru, o Ministério da Educação avalia a possibilidade de suspender temporariamente as aulas nos departamentos da zona andina, enquanto na Bolívia as aulas já foram suspensas até quarta-feira, e no altiplano até o fim da semana.
No Brasil, na região sul, cinco pessoas morreram por hipotermia desde o fim da semana passada por conta da passagem da onda de frio polar. Os termômetros chegaram a marcar -5,7ºC na cidade de General Carneiro, no Paraná. Estima-se que a situação na região persista até o mês de setembro.
Destaques >>
Leia mais notícias em andravirtual
Curta nossa página no Facebook
Siga no Instagram