Pesquisadores da Unicamp desenvolvem equipamento que identifica se fruta está madura

Fonte: Agência Brasil, em22/02/2018

Foto: Agência Brasil

LEITOR ANDRAVIRTUAL TEM DESCONTO ESPECIAL: Dica de leitura: SCRUM: A arte de fazer o dobro de trabalho na metade do tempo. Compre agora!

Você sabe dizer quando uma fruta está madura? Para acertar em cheio nesta análise, pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) desenvolveram um equipamento que identifica 100% a maturação do fruto. O trabalho de mestrado do curso de Engenharia de Alimentos da Unicamp, feito com mamões, promete reduzir perdas, desde a colheita até o mercado. 

A pesquisa, que teve apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), foi publicada numa revista científica holandesa especializada em tecnologias aplicadas à agricultura. O estudo foi feito em parceria com a Universidade Estadual de Londrina e de uma universidade da Alemanha. O orientador da pesquisa, Douglas Barbin, falou sobre o estudo ao Brasil Rural.

Segundo Douglas, há a intenção de financiar uma aplicação direta para comercialização.

"O agricultor tem uma grande experiência na área e ele consegue identificar, mas a gente depende de uma certa subjetividade. Então pode ser que alguém com mais tempo de lavoura ou num dia mais cansado esteja sujeito a avaliações diferentes. Por isso a ideia que esse equipamento venha a automatizar a inspeção. Tanto pro lado do agricultor quanto do consumidor também. Se a gente conseguir trazer esta ferramenta para um aplicativo, para o celular", destaca o pesquisador sobre as variáveis do projeto.

Compartilhar:

Veja Mais