Pesquisadores da Unicamp desenvolvem equipamento que identifica se fruta está madura

Fonte: Agência Brasil, em22/02/2018

Foto: Agência Brasil

LEITOR ANDRAVIRTUAL TEM DESCONTO ESPECIAL: Seleção de Livros com no mínimo 30% Off - Impacto Saraiva

Você sabe dizer quando uma fruta está madura? Para acertar em cheio nesta análise, pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) desenvolveram um equipamento que identifica 100% a maturação do fruto. O trabalho de mestrado do curso de Engenharia de Alimentos da Unicamp, feito com mamões, promete reduzir perdas, desde a colheita até o mercado. 

A pesquisa, que teve apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), foi publicada numa revista científica holandesa especializada em tecnologias aplicadas à agricultura. O estudo foi feito em parceria com a Universidade Estadual de Londrina e de uma universidade da Alemanha. O orientador da pesquisa, Douglas Barbin, falou sobre o estudo ao Brasil Rural.

Segundo Douglas, há a intenção de financiar uma aplicação direta para comercialização.

"O agricultor tem uma grande experiência na área e ele consegue identificar, mas a gente depende de uma certa subjetividade. Então pode ser que alguém com mais tempo de lavoura ou num dia mais cansado esteja sujeito a avaliações diferentes. Por isso a ideia que esse equipamento venha a automatizar a inspeção. Tanto pro lado do agricultor quanto do consumidor também. Se a gente conseguir trazer esta ferramenta para um aplicativo, para o celular", destaca o pesquisador sobre as variáveis do projeto.

Compartilhar:

Veja Mais