Governo de Andradina realizou o 1° Encontro dos Produtores de Urucum de Andradina e Região

Fonte: Da redação com Assessoria de Imprensa, em27/10/2017

Evento debateu manejo, doenças e trato da cultura

LEITOR ANDRAVIRTUAL TEM DESCONTO ESPECIAL: Smartphone Motorola Moto G 5S. POR: R$ 751,90. No SUBMARINO.

O 1° Encontro dos Produtores de Urucum de Andradina e região aconteceu, nesta quinta-feira (26), na Praça do CEU das Artes realizado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo de Andradina juntamente com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário em parceria com a Apta (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios).

“Agradecemos a presença de todos os parceiros que colaboraram, aos produtores e as autoridades de várias cidades que vieram prestigiar o evento e dizer que nosso município trabalha para desenvolver toda região. Dessa forma esperamos que sejam de grande valia as orientações deste Encontro para o desenvolvimento de todos”, disse o secretário de Agricultura José Herique Pastorelli.

O objetivo do encontro foi capacitar técnicos e produtores sobre o cultivo do urucum que tem crescido consideravelmente em toda região por isso a necessidade de capacitação especializada. Foram abordados assuntos como manejo, doenças e trato da cultura.

Estiveram presentes representantes das cidades de Mirandópolis, Tupi Paulista, Presidente Venceslau, Aparecida D’oeste, Nova Independência, Castilho, Monte Castelo, Murutinga do Sul e Guaraçaí para as palestras da pesquisadora do Instituto Agrônomo de Campinas (I.A.C), Dra. Eliana Gomes Fabri,  e do superintendente da Urucum Brasil, Antônio Pereira Neves.

Representando a prefeita Tamiko Inoue o secretário de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, Hugo Zamboni, e os secretários de Desenvolvimento Agrário, Fernando Magno, de Meio Ambiente, Cláudio Gotardo e também o diretor substituto da Apta, Humberto Sampaio de Araújo e o vereador e agrônomo da Cati de Murutinga do Sul, Gerson Doreto. Pela Câmara Municipal, o vereador, Rodarte dos Anjos.

O urucum é o fruto do urucuzeiro, uma planta originária da América tropical, também conhecido como colorau, urucuba, uru-uva e alçafroeira. Atualmente o urucum é usado como corante natural para dar as cores amarela ou avermelhada aos alimentos.

Possui ação benéfica para o fígado e estômago, além de ter propriedades emolientes, cicatrizantes e de ação anti-inflamatória. Como curiosidade, no rótulo de alimentos pode ser encontrado como INS 160b, substituindo corantes sintéticos que são proibidos em alguns países. Além disso, o urucum serve para bronzear e até em tratamentos de emagrecimento.

Compartilhar:

Veja Mais