Continua após os destaques >>
Para um auditório lotado com representantes de movimentos sociais e de centrais sindicais, a ex-ministra, que nos dois dias anteriores havia cumprido agenda com empresários em Porto Alegre e em Caxias do Sul (defendendo a reforma tributária, a desoneração fiscal e a política de crédito como incentivo aos investimentos) lembrou de sua atuação durante a ditadura militar e deu um tom emotivo ao discurso. "Vou repetir para vocês aqui: eu não fujo quando a situação fica difícil. Mas não estou me referindo à ditadura." Em seguida, Dilma relatou seu depoimento sobre o tema ao Senado, e a ocasião na qual um senador disse que ela teria mentido. "Eu respondi: senador, diante da tortura, quem não mente e entrega os seus?" Foi ovacionada pelo auditório, que passou a entoar: "Dilma guerreira da pátria brasileira."
A pré-candidata também não poupou críticas aos adversários na eleição. Em alusão clara ao PSDB e seus aliados e ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, afirmou que jamais vai pedir que esqueçam o que ela disse, que "não entrega" seu país e que nunca vai compactuar com a visão do Estado "omisso e diminuto." "Vocês jamais me verão transformar o Estado em uma marionete. Também não traio os interesses do povo do nosso país. E há mais uma coisa que me distingue: eu respeito os movimentos sociais." Dilma ainda fez questão de lembrar que adversários já denominaram o Bolsa-Família de bolsa-esmola. "Não quero polemizar, mas considero muito interessante esse novo 'vestido' da oposição. Se achavam nossos programas bons, por que estão há sete anos e meio na oposição?"
Para além das polêmicas sobre as comparações relativas às biografias dos candidatos e às gestões de FHC e Lula, mas também em tom de comício, a pré-candidata se comprometeu com o aumento dos níveis de emprego e com mais melhorias nas condições de vida. "Defendo que democracia é também a capacidade de incorporar 190 milhões, é casa, celular, computador e comida para todos os brasileiros."
Destaques >>
Leia mais notícias em andravirtual
Curta nossa página no Facebook
Siga no Instagram