Continua após os destaques >>
Ao todo serão 60.282 vagas no Estado de São Paulo. Na região Castilho terá 30 vagas, Pereira Barreto e Ilha Solteira 60. Na cidade de Andradina os cursos poderão ser feitos no instituo Paulo Souza e no Senac.
Serão ministrados 154 cursos - em 205 municípios de todas as regiões paulistas - em áreas como comércio, indústria, construção civil, turismo, administração, atendimento, informática e telemarketing. O investimento previsto é de R$ 140 milhões.
Público-alvo
O PEQ - gerenciado pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) - é voltado, prioritariamente, para pessoas desempregadas de 30 a 59 anos que não terminaram o ensino fundamental, já que essa é a faixa populacional com mais dificuldade em encontrar emprego.
O objetivo do programa é qualificar o aluno para aumentar suas chances de inserção no mercado de trabalho. Exemplo disto é que do total de vagas, cerca de cinco mil serão destinadas a beneficiários do Programa de Inserção de Egressos do Sistema Penitenciário no Mercado de Trabalho (Pró-Egresso), que tem como objetivo empregar ex-detentos.
Para ministrar os cursos, a SERT contratou instituições especializadas em educação voltada para o trabalho: Centro Paula Souza; Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI); Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT); e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).
Benefícios
Os alunos do PEQ receberão gratuitamente lanche, vale-transporte, material didático e bolsa-auxílio de R$ 210 mensais por até três meses (duração do curso). Ao final das aulas as instituições de ensino concedem certificados de conclusão dos cursos.
Para contar com a bolsa, o aluno não pode receber seguro-desemprego nem benefícios da Previdência Social.
Inscrições
Os interessados devem acessar o site do Emprega São Paulo (www.empregasaopaulo.sp.gov.br) e fazer o cadastro, que é gratuito. Parte dos dados solicitados se refere à qualificação profissional. É perguntado ao cidadão se ele tem interesse em fazer um curso. Em caso positivo ele deve apontar qual gostaria de fazer entre os cursos disponibilizados.
O candidato também tem a opção de comparecer a um Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), onde um funcionário fará o cadastro dele no Emprega São Paulo. Nesse caso é necessário levar RG, CPF e carteira de trabalho. Os endereços de todos os PATs estão no site www.emprego.sp.gov.br/pat.
Os interessados podem, ainda, procurar unidades do Acessa SP, Telecentros e Poupatempo, que disponibilizam acesso gratuito à internet.
Destaques >>
Leia mais notícias em andravirtual
Curta nossa página no Facebook
Siga no Instagram