Aos 40 anos, a internet ainda se comporta como adolescente

Aos 40 anos, a internet ainda se comporta como adolescente

Há 40 anos - completados nesta quinta-feira (29) -, Leonard Kleinrock estava longe de imaginar que fenômenos sociais planetários como Facebook, Twitter ou Youtube nasceriam a partir de um invento que acabava de criar junto com sua equipe. Em 29 de outubro de 1969, o professor estava à frente do time que conseguiu, pela primeira vez, fazer um computador da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) se comunicar com outro em um instituto de pesquisa.

"Nós nos surpreendemos constantemente com as aplicações que surgem", conta, enquanto se prepara, junto com colegas, para as comemorações nesta quinta na universidade californiana. "É uma adolescente agora. Comporta-se de forma imprevisível, mas deu muitas satisfações a seus pais e comunidade", explica.

Kleinrock estava guiado pela certeza de que os computadores estavam destinados a comunicar-se entre si e que a rede que surgiria deveria ser tão simples de utilizar como um telefone. O professor chegou a escrever sua ideia em 1962, num texto universitário que logo publicou.

O pioneiro está convencido de que ainda falta muito para se ver na internet. "A próxima etapa é fazê-la entrar no mundo real", imagina. "A internet estará presente em todas as partes. Vou entrar numa casa que saberá que estou lá. Ela vai falar comigo", prevê.

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close