Gripe suína será mais forte na América do Sul em 2010, diz especialista

Pesquisador explica que segunda onda de gripe pode

A segunda onda da gripe suína será ainda mais forte à América do Sul no próximo inverno, em 2010, alerta o especialista argentino Daniel Stamboulian. Ele prevê que, nos Estados Unidos e na Europa, a doença será mais forte ainda este ano, entre outubro e novembro.

"Em geral, a segunda onda da gripe será similar à epidemia mundial da gripe espanhola, em 1918-1919", explicou Stamboulian em entrevista ao jornal uruguaio El País.

O especialista, que na próxima quarta-feira (5) fará uma dissertação sobre a pandemia em um simpósio em Montevidéu, recordou que "esta variante da gripe com um vírus semelhante, antecessor ao da Influenza, matou entre 50 e 70 milhões de pessoas em todo o mundo em duas epidemias anuais".

A gripe espanhola, conhecida por este nome pelo grande número de vítimas fatais que fez na Espanha, se disseminou em duas fases. A primeira nos Estados Unidos e na Europa; e a segunda por todo o mundo, do Sudeste Asiático às Américas Central e do Sul.

Segundo o argentino, a partir de novembro deste ano haverá vacinas, mas estas não chegarão aos países latino-americanos e nem a outras regiões do mundo.

"Com a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a gripe A (H1N1) serão fabricadas mais de dois bilhões de doses para o vírus, mas a população mundial é de bilhões milhões", explicou.

De acordo com o último balanço da OMS, do dia 27 de julho, já são mais de 134 mil contágios em todo o mundo e 816 mortes. Na América do Sul, a Argentina continua a ser o país mais afetado pela doença, com 185 mortes confirmadas oficialmente.

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close