Araçatuba está prestes a dar um salto estratégico na área de ciência, tecnologia e inovação com o lançamento oficial do CITec — Centro de Inovação Tecnológica de Araçatuba — previsto para o mês de junho. Em agenda realizada nesta quarta-feira (14) na sede da Fundunesp (Fundação para o Desenvolvimento da Unesp), em São Paulo, o prefeito Lucas Zanatta e sua comitiva definiram os primeiros passos operacionais do projeto.
O CITec já está credenciado na Rede Paulista de Centros de Inovação Tecnológica, iniciativa do Governo do Estado que integra municípios a uma rede colaborativa voltada à pesquisa aplicada, apoio ao setor produtivo e incentivo à inovação.
Modelo descentralizado e parcerias estratégicas
A proposta do CITec é atuar de maneira descentralizada, utilizando estruturas físicas e tecnológicas de universidades, empresas e instituições parceiras. Embora sob coordenação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, o Centro contará com grande mobilidade para promover ações em diferentes ambientes — um diferencial que promete conectar de forma direta o conhecimento acadêmico às necessidades reais do mercado.
Durante a reunião, foram definidas etapas como a estruturação institucional, formação do Conselho Executivo, elaboração de programas de incubação e captação de recursos. A Fundunesp será responsável por fornecer suporte técnico à gestão do Centro.
Coworking, hackathons e soluções empresariais
O CITec contará com canais digitais, presença ativa em escolas e universidades e uma agenda intensa de atividades práticas como coworkings, oficinas, hackathons e programas voltados à solução de problemas do setor empresarial.
Com o apoio do Governo do Estado, o Centro poderá acessar recursos específicos para inovação, além de estar habilitado a captar recursos via orçamento municipal, emendas parlamentares e editais estaduais e federais.
Compromisso com o futuro de Araçatuba
Participaram do encontro o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Agroindústria e Turismo, Alencar Sader, o assessor executivo César Rezek e a presidente do Fundo Social, Priscila Zanatta. A comitiva foi recebida pelo vice-presidente da Fundunesp, professor Darío Palmieri, pelo coordenador técnico Gustavo Rodrigues e pelo diretor da Unesp de Veterinária, professor Cecílio Viega Soares Filho, que também atuará no Conselho Executivo do CITec.
“O CITec representa uma oportunidade estratégica para Araçatuba avançar na inovação e tecnologia, aproximando conhecimento acadêmico, empresas e poder público. Estamos empenhados em estruturar um ambiente que potencialize soluções e atraia investimentos para o município”, afirmou o prefeito Lucas Zanatta.
Para o secretário Alencar Sader, o modelo descentralizado e as parcerias firmadas garantem agilidade e foco nos desafios do setor produtivo regional. “Vamos promover projetos que respondam às demandas do nosso território e impulsionem o desenvolvimento tecnológico local”, concluiu.