Continua após os destaques >>
Na terceira sessão ordinária do ano, realizada nesta segunda-feira (17), a Câmara Municipal de Andradina foi marcada pela manifestação dos vereadores sobre melhorias urgentes para diversas áreas e também a votação de projetos e requerimentos.
Em regime de urgência especial foi votado e aprovado projeto de resolução sobre revisão anual dos servidores da Câmara referente ao índice inflação.
O plenário manteve o veto total ao projeto de lei que instituía o programa “Se Cuida no Rolê”, voltado para o acesso à saúde da juventude e de outras providências. Também aprovou o veto parcial ao projeto de lei que tratava do “Programa Ambientes Verdes e Saudáveis” na coordenação da atenção básica da Secretaria Municipal de Saúde. Ambas as votações exigiam quórum de maioria absoluta e foram aprovadas em única discussão.
Os vereadores igualmente aprovaram dois requerimentos aparteados. O primeiro, de autoria do vereador e presidente do Legislativo, Edgar Dourados Matos (PSDB), solicita informações sobre o atual sistema de iluminação pública, especialmente a substituição de lâmpadas antigas por modelos de LED.
Já o segundo requerimento, apresentado pela vereadora Leila Rodrigues de Oliveira (PSDB), requer informações sobre a aquisição de alimentos para a merenda escolar e o Programa PA no ano de 2024. Ambos foram aprovados por maioria simples.
TRIBUNA
Diversos vereadores fizeram uso da tribuna livre. Marcel Calestini (União Brasil) falou sobre o levantamento dos pontos cegos das ruas da cidade para segurança no trânsito. Em seguida, a vereadora Elaine Vogel (PSD) fez uma análise positiva da sua viagem a São Paulo em pedidos de recursos e novos investimentos para Andradina.
Em sua fala, o vereador Professor Klebinho (MDB) anunciou a conquista de mais de meio milhão de reais em emendas principalmente para a Saúde andradinense. Silas Carlos (PDT) sugeriu convênio com o Ciensp para máquina de triturar entulhos a serem utilizados na recuperação de estradas rurais.
Em seguida, Rodarte dos Anjos (Rede) solicitou que o município cobre a Artesp para a manutenção da rodovia Marechal Rondon e roçagem nas alças de acesso além de emendas conquistadas inclusive para a Apae.
André Lopes (PL) anunciou a realização de uma audiência pública para melhorar a situação da causa animal em Andradina. Leila Rodrigues de Oliveira (PSDB) pediu a criação de cursos de fonoaudiologia e terapia ocupacional nas faculdades para atender as famílias andradinenses.
Alan Marcelino (PL) pediu ampliação da casa do idoso para atender a demanda e pavimentação total do parque industrial.