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A Prefeitura gasta anualmente R$ 2.975.000 com a remoção de entulhos, restos de construção, lixo doméstico e até eletrodomésticos abandonados em diversos pontos espalhados pela cidade. A prática também representa um risco para a saúde pública e para o meio ambiente.
Entre os materiais despejados de forma ilegal, há móveis quebrados, eletrodomésticos como fogão e geladeira, corpos de animais mortos e outros resíduos. Esses materiais criam outro problema: contribuem para a proliferação de vetores de doenças, como ratos e mosquitos transmissores da dengue. Além de oferecerem risco de contaminação do solo e dos recursos hídricos, afetando diretamente a saúde das pessoas.
O secretário de Obras e Serviços Públicos, Constantino Voulis, reforça a importância da conscientização da população. Ele explica que o descarte irregular de lixo prejudica diretamente os moradores. “Por exemplo, o custo para a remoção é bancado pelos impostos pagos por todos nós, dinheiro que poderia ser aplicado em outras ações para a qualidade de vida e desenvolvimento da cidade. Por isso, a conscientização da população mantém Araçatuba limpa, organizada e forte", destaca.
ORIENTAR
A multa para quem for pego despejando lixo em locais inadequados é de R$ 474,10. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 153, da Guarda Municipal, que atende 24 horas por dia, ou pelo telefone 3607.6550, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade. A Polícia Ambiental também recebe esse tipo de queixa pelo número 3622.1250. Outra opção é acionar a Central de Serviços pelo e-mail aracatuba.1doc.com.br.
Apesar de existirem penalidades para quem faz descarte irregular de lixo, o secretário ressalta que a Administração do Prefeito Lucas Zanatta prefere reforçar a orientação. O objetivo, segundo ele, não é arrecadar multas mas unir e trabalhar todos juntos para mudar nossa cidade.