Prefeitura de Araçatuba decreta situação de emergência em saúde pública

A Prefeitura de Araçatuba decretou, nesta terça-feira (14), situação de emergência em saúde pública em razão da epidemia de dengue.

Divulgação/Prefeitura
Divulgação/Prefeitura

A decisão foi informada pelo prefeito Lucas Zanatta, a vice-prefeita Nice Zucon e o secretário de Saúde, Daniel Martins Ferreira Júnior, em entrevista coletiva à imprensa, realizada no Salão Azul da Prefeitura.


Segundo o secretário de Saúde, o decreto de emergência foi decidido por conta do aumento dos casos da doença, elevando a busca de serviços de saúde pela população. Até a manhã desta terça-feira (14), Araçatuba contava 834 casos confirmados. 


O decreto autoriza que a Prefeitura adote medidas administrativas para contenção da dengue, como aquisição de insumos e materiais, contratação temporária de servidores e de serviços estritamente necessários ao atendimento da situação emergencial.


Uma das medidas importantes será colocar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Morada dos Nobres e Umuarama 2 para funcionar 24 horas, já nos próximos dias, auxiliando na descentralização dos atendimentos realizados pelo Pronto-Socorro Municipal. “Era um compromisso nosso e que decidimos antecipar para oferecer um atendimento adequado à nossa comunidade”, ressaltou o prefeito Zanatta. 


Outra medida importante, segundo o secretário de Saúde, é a suspensão, temporariamente, das férias e folgas dos agentes de combate a endemias e agentes comunitários de saúde, vigilância ambiental e servidores das unidades de saúde do município.


COMBATE À DENGUE
O mutirão de combate à dengue continuará esta semana, com mais de 300 agentes trabalhando para eliminar criadouros e recolher inservíveis. A ação contará com o auxílio de drones para fotografar os terrenos e, se necessário, a Prefeitura irá acionar a Justiça para que possa entrar nesses locais.


Durante a entrevista coletiva, Zanatta ressaltou a importância da colaboração da população com o mutirão que está sendo realizado, e que em apenas dois dias já conta com 104 recusas por parte dos moradores. “Os moradores precisam abrir as casas para as nossas equipes entrarem. Isso é uma questão de saúde pública. Por isso, eu peço o apoio dos cidadãos: temos que trabalhar juntos. É para a nossa cidade”, enfatizou.


NEBULIZAÇÃO
Nos dias 16, 17 e 20 de janeiro será aplicado o inseticida NAV (Nebulização Acoplada a Veículo), popularmente conhecido como fumacê, em duas regiões de abrangência da UBS Umuarama. 


Segundo o secretário Daniel Martins, o combate não é eficaz somente com o NAV, porque não elimina a larva. “Temos de cuidar para não termos criadouros. Onde não há criadouros, não há larvas e nem mosquitos”, destacou.

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close