CTG Brasil investe R$ 8,2 milhões em projeto de mobilidade elétrica em eletropostos

CTG Brasil investe R$ 8,2 milhões em projeto de mobilidade elétrica em eletropostos

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Uma rede de 18 eletropostos já começou a ser instalada em um trajeto de 1,3 mil quilômetros entre os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul pela CTG Brasil, uma das líderes em energia limpa do País e concessionária da Usina Ilha Solteira.

O projeto, que inicialmente une a sede a 12 usinas hidrelétricas operadas pela empresa, será finalizado esse ainda ano.  

Realizado em parceria com o instituto de ciência e tecnologia Lactec e a fabricante de carregadores de veículos Incharge, o projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) realizado no âmbito da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) disponibilizará postos de carregamento nas operações da CTG Brasil ao longo do Rio Paranapanema e na região que interliga a Usina Hidrelétrica Jupiá, localizada entre os municípios de Andradina (SP), Castilho (SP) e Três Lagoas (MS); e Ilha Solteira, entre as cidades de Ilha Solteira (SP) e Selvíria (MS).  

Oito eletropostos já foram instalados e estão em fase de testes nas usinas Ilha Solteira, Jupiá, Canoas I e II e Capivara, além da sede da CTG Brasil, em São Paulo.

Futuramente, a rota deve ser estendida, por meio de parcerias locais, para pontos públicos nas regiões de Ilha Solteira (SP), Três lagoas (MS), Cerqueira Cesar (SP) e São Paulo (SP), tornando parte da rede acessível à população em geral.

Quando finalizada, a rota será uma das maiores de mobilidade elétrica, em extensão, financiada por uma empresa do setor elétrico brasileiro.  

Além dos eletropostos, a CTG Brasil também está disponibilizando sua atual frota elétrica, que hoje representa 14% do total de veículos da empresa, como parte dos testes.

“Nossos projetos de mobilidade elétrica estão alinhados à nossa estratégia de inovação e sustentabilidade como forma de contribuir com o acesso à energia limpa em larga escala, beneficiando a sociedade como um todo”, ressalta Carlos Nascimento, gerente de P&D da CTG Brasil.

Para Luiz Fernando Vianna, CEO do Lactec, a iniciativa representa um passo adiante na consolidação do modal elétrico no País.

“A eletromobilidade é uma vertical de negócios apoiada pela Go4, área de inovação aberta da Lactec. As empresas de energia têm um papel decisivo nesse processo e é o que a CTG Brasil tem mostrado com o projeto. Além de abrir perspectivas para que as geradoras também se insiram nesse mercado, aproxima a população dessa tecnologia, que vem somar para um futuro mais sustentável”.  

Responsabilidade social

O projeto ainda contará com um programa de visitação a escolas de Ensino Fundamental e Médio do entorno das usinas, por meio de unidade móvel e laboratório de experimentos didáticos de energias renováveis e mobilidade elétrica.

O objetivo é proporcionar aos alunos e comunidades oportunidades de vivência em temas como mobilidade e sustentabilidade.  

Sobre o Lactec

Instituto privado sem fins lucrativos, o Lactec é um dos maiores centros de ciência e tecnologia do Brasil. Seu maior diferencial é seu capital intelectual, composto por mais de 600 colaboradores, entre eles 150 especialistas, mestres e doutores.

Abrange todas as áreas da pesquisa, ciência, meio ambiente e tecnologia e atua em todo o ciclo de inovação, desde P&D, ensaios e análises qualificadas até a execução de processos complexos para o setor de infraestrutura.

São mais de 60 anos contribuindo com soluções inovadoras para o segundo setor, como empresas, indústrias e concessionárias de energia. Saiba mais em lactec.org.br.  

Sobre a CTG Brasil

A CTG Brasil trabalha para desenvolver o mundo com energia limpa em larga escala.

Segunda maior geradora privada de energia do País, conta com a dedicação de seus talentos locais e está comprometida em contribuir com a matriz energética brasileira, pautada pela responsabilidade social e respeito ao meio ambiente.

A empresa tem investimentos em 17 usinas hidrelétricas e 11 parques eólicos, com capacidade instalada total de 8,3 GW.

Criada em 2013, é parte da China Three Gorges Corporation, uma das líderes globais em geração de energia limpa.  

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close