Continua após os destaques >>
O Governo de Andradina através da Secretaria de Saúde e Higiene Pública em parceria com o Ministério da Saúde informa que teve início nesta segunda-feira (23) a campanha Nacional de vacinação contra a Influenza em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.
A imunização acontece nas UBS’s das 7h30 às 17h30 para idosos acima de 60 anos e profissionais da saúde. Para ser imunizado é necessário apenas levar a caderneta de vacinação e documento de identificação.
A escolha do grupo e a ordem de imunização seguem as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com o secretário de Saúde, Marcelo Gimenez, Andradina segue o calendário nacional de vacinação.
Após o Dia D, previsto para acontecer no dia 12 de maio, todos do grupo prioritário estarão liberados a receber a dose da vacina. Receberão a dose gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, crianças de 6 meses e menores de 5 anos, povos indígenas, professores, funcionários do sistema prisional, portadores de doenças crônicas, como, por exemplo, diabetes, lúpus, cardiopatas e pulmonares.
A campanha, que vai até 1º de junho, tem como meta a imunização de 90% dos munícipes. A vacina é tríplice viral, e garante a proteção contra dois tipos da Influenza A e um tipo da Influenza B.
“O principal objetivo da campanha é garantir que a população tenha acesso à vacina reduzindo as hospitalizações e ocorrências de mortes relacionadas ao vírus”, esclareceu Gimenez que salientou ainda sobre a importância de manter a saúde em dia, e acompanhar o calendário de vacinação.
Segundo o Ministério, estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de internações por pneumonia e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da gripe. “É fundamental para uma boa qualidade de vida, estar atento a caderneta de vacinação mantendo-a sempre atualizada”, concluiu o secretário de Saúde.
Sintomas - Os principais sintomas da gripe A (H1N1) são infecção aguda das vias aéreas e febre – em geral mais acentuada em crianças do que em adultos. Também podem surgir calafrios, mal-estar, dor de cabeça e de garganta, moleza e tosse seca, além de diarréia, vômito, fadiga e rouquidão.
A prevenção da doença é feita com regras básicas de higiene, como cobrir a boca ao tossir ou espirrar e lavar as mãos com frequência. Também se deve evitar permanecer por muito tempo em ambientes fechados, sem ventilação e com aglomeração de pessoas.
Serviço
Locais
UAS Leste – (Unidade de Assistência à Saúde Leste) “Dr. Mário Roberto de Lima Marinho” - Rua Presidente Dutra, n° 380, esquina com Padre Anchieta – Santa Cecília.
UAS Norte - (Unidade de Assistência à Saúde Norte) - Rua Itar Takatsu, 115 – Jardim das Tulipas.
UBS – Centro de Saúde I - Centro de Saúde I “Dr. Eduardo Ramalho”- Rua Paes Leme, 145, esquina com Goiás – Centro.
CAMO do Bairro Vila Mineira “Dr. Nelson Rodrigues Martinho” - Rua Iguaçu, 1955 – Bairro Vila Mineira.
CAMO do Benfica “Dr. Eduardo Francisquini Char” - Rua Monsenhor Victor Assuit, 2004 – Bairro Benfica.
Destaques >>
Leia mais notícias em andravirtual
Curta nossa página no Facebook
Siga no Instagram