Continua após os destaques >>
A Secretaria de Saúde do Governo de Andradina realiza nesta
semana de 16 a 20 de outubro uma intensificação de ações da campanha do Outubro
Rosa em todas as Unidades de Saúde.
Outubro é o mês de alerta e exames de prevenção e detecção precoce do câncer do colo do útero e de mama. Durante todo o mês a Saúde Municipal realiza consultas, exames e atividades diversas em busca da integralidade do cuidado com enfoque na prevenção de doenças e agravos além da promoção da saúde feminina.
As atividades vêm sendo acompanhadas pela prefeita Tamiko Inoue, que esteve na tarde desta terça-feira (17) na Unidade Básica de Saúde do bairro Benfica, “Eduardo Henrique Char”. “A prevenção e os cuidados da saúde devem estar em primeiro lugar nas nossas vidas”, comentou Tamiko.
“Esta é mais uma oportunidade para as mulheres de todas as faixas etárias de aproveitarem os atendimentos em horários oportunos, de dia e noite, para realizarem os exames clínicos das mamas e para as de 40 a 69 anos solicitarem o exame de mamografia”, alertou o secretário da pasta, Marcelo Gimenez.
Gimenez falou ainda que os postinhos também estarão realizando as triagens sorológicas para hepatite B e C, sífilis, HIV. Além da imunização de mulheres conforme os grupos prioritários: HPV e meningo C para as adolescentes de 09 a 13 anos; para fase adulta, o DPTA (para gestantes) e SCR, hepatite B, tétano (DT) e febre amarela. As idosas acima de 60 anos receberão também a imunização contra o influenza.
Outras práticas e ações complementares serão realizadas como atividades educativas em sala de espera da Unidade de Saúde; rodas de terapia comunitária integrativa; inclusão das mulheres em grupos de atividade física e ainda uma caminhada no dia 20 de outubro com saída as 8h30 da Praça Moura Andrade até a Igreja Nossa Senhora das Graças, para mobilização e conscientização em parceria RAPAC (Rede Andradinense de Apoio ao paciente com Câncer), NASF (Núcleo de Atividades de Saúde da Família) e ESFs (Estratégia Saúde da Família).
A visita desta terça-feira foi acompanhada pelas enfermeiras responsáveis pelo exame Papanicolau, Rafaela Beccaria Calestini e Priscila Renata de Souza Felipe e o responsável pela coleta dos testes rápidos sorológicos, Vanderli Marques Pego, além da equipe da unidade.
Destaques >>
Leia mais notícias em andravirtual
Curta nossa página no Facebook
Siga no Instagram