Campanha Fique Sabendo acontece a partir do dia 25 em Andradina

A secretaria de Saúde e Higiene Pública do Governo de Andradina realiza a Campanha “Fique Sabendo” que disponibiliza testes rápidos para o diagnóstico do HIV e Sífilis e acontece no período de 25 de novembro a 1 de dezembro

A campanha acontece no período de 25 de novembro a 1 de dezembro data que marca a mobilização nacional pelo Dia Internacional de Luta Contra a Aids. Foto: Divulgação/Prefeitura
A campanha acontece no período de 25 de novembro a 1 de dezembro data que marca a mobilização nacional pelo Dia Internacional de Luta Contra a Aids. Foto: Divulgação/Prefeitura

A secretaria de Saúde e Higiene Pública do Governo de Andradina realiza a Campanha “Fique Sabendo” que disponibiliza testes rápidos para o diagnóstico do HIV e Sífilis e acontece no período de 25 de novembro a 1 de dezembro com várias ações, em todas as Unidades de Saúde.

No CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), localizado na UBS III (no antigo Pam) na Rua Paes Leme com a Rua Goiás, os exames poderão ser realizados em horário especial para a Campanha, das 7h às 16h. Tanto nas Unidades de Saúde como no CTA, os munícipes serão atendidos sem encaminhamento médico e o resultado será apresentado em até 30 minutos, basta levar um documento com foto e não precisa estar em jejum.

A campanha marca a mobilização nacional pelo dia 1º de  Dezembro, Dia Internacional de Luta Contra a Aids e tem  o objetivo de ampliar a conscientização da população para o diagnóstico precoce, contribuindo para a qualidade de vida dos portadores de HIV e para o tratamento em gestantes e ainda na prevenção  da sífilis congênita,  como explica a coordenadora do CTA de Andradina, Terezinha Bertucci.

“Quanto mais cedo as doenças forem diagnosticadas, maiores as chances de sucesso do tratamento, as metas da campanha são testar pessoas sexualmente ativas a partir dos 12 anos, ainda vale aquela regra, quem vê cara não vê Aids, faça o teste rápido e Fique Sabendo’’.

A secretária de Saúde, Jane Martins, chama a atenção de quem nunca realizou os testes, ressaltando que o resultado é sigiloso e se positivo a pessoa receberá todo a acompanhamento necessário do CTA.

“Entre as ações de conscientização que iremos realizar, nosso maior objetivo é acessar e sensibilizar pessoas mais expostas as DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis), porque quanto mais cedo detectar, melhor será a qualidade de vida, além é claro, da proteção consigo e com os outros’’, disse Jane.

Os profissionais do município estão capacitados para fazer a coleta de amostra para teste rápido de HIV e também o teste de Sífilis, realizados com amostra de sangue de uma picada na ponta do dedo.

 

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade