No Dia Mundial de combate as hepatites virais Governo de Andradina realiza I Fórum sobre o tema

O Governo de Andradina através da Secretaria Municipal de Saúde e Higiene Pública por meio da Vigilância Epidemiológica realizou na manhã desta quinta-feira (28) o I Fórum de Hepatites Virais de Andradina na Câmara Municipal

Tema foi debatido nas palestras apresentadas no I Fórum realizado pelo Governo de Andradina, no Dia Mundial de Combate a Hepatites Virais. Foto: Divulgação/Prefeitura
Tema foi debatido nas palestras apresentadas no I Fórum realizado pelo Governo de Andradina, no Dia Mundial de Combate a Hepatites Virais. Foto: Divulgação/Prefeitura

O Governo de Andradina através da Secretaria Municipal de Saúde e Higiene Pública por meio da Vigilância Epidemiológica realizou na manhã desta quinta-feira (28) o I Fórum de Hepatites Virais de Andradina na Câmara Municipal.

No dia em que é celebrado o Dia Mundial de combate as hepatites virais, a Secretaria de Saúde realizou o fórum com o tema: “Juntos pela Mesma Causa” abordando em palestras a importância do diagnostico precoce em testes rápidos e o tratamento eficiente realizado.

Representando o prefeito Jamil Ono (PT), o vice-prefeito Dr. Charles Kobayashi (PSD) ressaltou a importância de realizar fóruns e debates, discutir sobre o tema e investir na formação e qualificação do profissional.

“É muito relevante o diagnóstico rápido, e principalmente o quanto o tratamento desses pacientes são essenciais, mas o incentivo que o Governo de Andradina faz através dessas capacitações e valorizações dos profissionais da saúde por meio de fóruns como esse é que iremos garantir melhores resultados”, concluiu o vice-prefeito.

De acordo com OMS (Organização Mundial da Saúde) as hepatites virais são listadas pelas autoridades como uma das principais causas de óbito, superando Tuberculose, AIDS e malária individualmente. Considerada um grave problema de saúde pública, a doença infectocontagiosa, em grande maioria é silenciosa e provoca comprometimentos graves e/ou seqüelas.

Para o Secretário de Saúde e Higiene Pública, Ari Guimarães Soares, o Fórum faz parte da política de ações públicas do Governo de Andradina que visa à discussão sobre o tema ainda pouco questionado pela população, mas que seriamente são tratados como prioridade para o atendimento e tratamento dos pacientes.

 “A qualificação dos nossos profissionais e a troca de informações através dessas experiências capacitam cada um deles para disseminar o conteúdo aos pacientes levando até eles o melhor tratamento”, esclareceu o secretário.

Integrando a programação a Secretaria de Saúde preparou para o primeiro fórum sobre hepatites virais, palestras com a participação da equipe da Vigilância Epidemiológica do município, coordenada pela Sandra Gomes, e tendo à frente a Drª Terezinha Gomes Manteiga, médica responsável pela hepatite viral de Andradina.

O Ambulatório de Hepatites virais de Andradina atua no município desde 2013 e atende hoje cerca de 190 pacientes portadores da doença incluindo também munícipes consorciados do CIENSP, que recebem tratamento diferenciado com atendimento médico programado, assistência de enfermagem e farmacêutica tendo como meta prestar assistência aos portadores da doença com qualidade e excelência.

Participaram do fórum a secretária-adjunta de Saúde, Lucilaine Previato, os palestrantes Dr. Luiz Lourena, interlocutor do programa regional de hepatites virais de vigilância epidemiológica, a médica Drª Norma Suely de Oliveira Farias, representante Estadual de hepatites virais, a representante do Ciensp (Consorcio Intermunicipal do Extremo Noroeste de São Paulo), Izabel Cristina de Souza, e o Governador assistente do setor 3 – distrito 4470, Luis de Albuquerque.

Hepatites virais– Hepatite é uma infecção do fígado, que pode ser causado por um vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. São Silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, mas quando aparecem podem apresentar cansaço, febre, mal estar, tontura, enjôo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos  amarelados, urina escura e fezes claras.

Apresentando5 tipos sendo elas classificadas do tipo A, B, C, D e E, as do tipo A e B são as mais conhecidas. Tem como forma de contágio, via oral, por condições precárias de saneamento básico e água, higiene pessoal e de alimentos (vírus A e E); Transmissão Sanguínea, práticas sexuais desprotegidas, transfusões de sangue, uso de drogas injetáveis, compartilhar objetos perfurocortantes, (Vírus B, C e D) e no parto, amamentação ou durante a gravidez, (vírus B, C e D).

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade