Governo de Andradina realiza 1º Fórum Municipal de Saúde Mental

O Governo de Andradina, através da Secretaria de Saúde e Higiene Pública e CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas), realizou na manhã desta quarta-feira (08) o 1º Fórum Municipal sobre Saúde Menta

1º Fórum Municipal sobre Saúde Mental do Governo de Andradina, contou com palestras sobre os principais temas tratados no CAPS AD e a participação da rede de atenção do município. Foto: Divulgação/Prefeitura
1º Fórum Municipal sobre Saúde Mental do Governo de Andradina, contou com palestras sobre os principais temas tratados no CAPS AD e a participação da rede de atenção do município. Foto: Divulgação/Prefeitura

O Governo de Andradina, através da Secretaria de Saúde e Higiene Pública e CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas), realizou na manhã desta quarta-feira (08) o 1º Fórum Municipal sobre Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, no salão paroquial da Igreja São Sebastião – Monsenhor Victor Assuit.

O secretário de Saúde, Ari Guimarães Soares, destacou a importância da qualificação dos profissionais do CAPS que tem a missão de reinserção dos pacientes na vida social.  “Essa é uma ação trabalhada em conjunto, mas pensada na preparação do profissional que vai recebera pessoa ou família que necessita de ajuda, e o Governo de Andradina preza em ofertar em todo e qualquer atendimento uma atenção humanizada com recursos necessários e de qualidade”, comentou o secretário da pasta.

O Fórum tratou sobre a drogadição na adolescência, família e espiritualidade, na saúde do trabalhador e os aspectos sociais da síndrome da dependência química. Foram tratados também os aspectos que as políticas públicas e a família podem contribuir para a recuperação e reinserção da pessoa usuária dos serviços e atendimentos do CAPS AD.

Durante a programação, os participantes assistiram a apresentação dos palestrantes convidados, o médico psiquiatra Dr. Carlos Henrique Castanheira, e os terapeutas ocupacionais Cláudio Edilio Pinheiro da Silva e Jonas Luz Filho.

A coordenadora de Saúde Mental e CAPS AD, Maria José dos Santos, a Zezé, explicou que a RAPS (Rede de Atenção Psicossocial), que é o sistema de atendimento, tem como finalidade a criação, a ampliação e a articulação de pontos de atenção à saúde para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Esse encontro é a forma de garantir que as experiências sirvam de conteúdo para que nos auxiliem no trabalho diário, realizado por todo o grupo, que conta além da RAPS o apoio da família, da sociedade, e todo o sistema de Saúde do Governo de Andradina”, comenta Zezé.

“A Saúde Mental faz o acolhimento, escuta, dá suporte, o esclarecimento e principalmente o projeto terapêutico singular voltado à necessidade do atendimento ao paciente e a família, em tratamentos individuais ou coletivos”, completa Ari.

O CAPS em Andradina é referência nacional nos cuidados com seus usuários, pelo projeto do qual foi contemplado pelo Governo Federal, sendo a única unidade do Estado de São Paulo e uma das cinco do país entre Pernambuco, Paraná, Manaus e Rio de Janeiro, pela excelência do trabalho desenvolvido e difundido no Brasil, através da troca de experiências entre os profissionais.

Ainda participaram a secretária-adjunta de Saúde, Adriana Previato, a secretária de Promoção à Cidadania e Direitos Humanos, Kamila Cangussu, a secretária de Promoção Social, Lucinéia Pereira, a assessora da Secretaria de Política Sobre Drogas, Jane Martins, a Coordenadora de Igualdade Racial, Marinalva Pereira, a responsável pela Saúde Mental Regional de Araçatuba, Leila Dias Molinari, representantes da Pastoral da Sobriedade, DIG (Delegacia de Investigações Gerais), Conselho Tutelar e o Comud (Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas), além dos usuários da rede.

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade