Governo de Andradina participa de apresentação de potencial de mercado da Agroindústria do Leite

O Governo de Andradina participou na manhã desta quarta-feira (18) de uma reunião de apresentação do estudo de potencial econômico de mercado sobre a Agroindústria do Leite realizado pela Coapar (Cooperativa de Produção Agropecuária dos Assentados e Pequenos Produtores)

Estudo de mercado é uma das fases para a instalação da agroindústria. Foto: Divulgação/Prefeitura
Estudo de mercado é uma das fases para a instalação da agroindústria. Foto: Divulgação/Prefeitura

O Governo de Andradina participou na manhã desta quarta-feira (18) de uma reunião de apresentação do estudo de potencial econômico de mercado sobre a Agroindústria do Leite realizado pela Coapar (Cooperativa de Produção Agropecuária dos Assentados e Pequenos Produtores) na agência do Banco do Brasil, da rua Santa Terezinha.

A instalação da Agroindústria do Leite é uma parceria entre o Governo de Andradina através do prefeito Jamil Ono (PT) e o Governo Federal pelo programa Terra Forte do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário), da Fundação Banco do Brasil e já teve a assinatura do convênio de R$ 12,8 milhões para a construção da unidade. O estudo de mercado é uma das fases para a instalação da agroindústria.  Acompanhou a reunião o gerente geral da agência do BB, Luiz Carlos Paschoalotto e o gerente de relacionamento, Luis Antônio Miranda.

O estudo, coordenado pela veterinária Renata Landmann, no termo de cooperação entre o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária ) e a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) apontou uma demanda de mais de 900 mil litros de leite por dia tanto para o setor institucional como para o convencional, com foco em todo o Estado de São Paulo. A Coapar hoje produz 30 mil litros leites por dia, além de derivados como bebida láctea, iogurte, requeijão, manteiga e queijos.

O vice-prefeito Dr. Charles Kobayashi (PSD) destacou como agroindústria vai fortalecer a geração de renda as famílias assentadas responsáveis pela produção dos alimentos que hoje vão para a mesa dos brasileiros. “A nova indústria vai fortalecer a cadeia produtiva criando forças para competir no mercado, levando os produtos as diversas regiões do estado e do Brasil, criando uma economia social e sustentável”, comenta Dr. Charles.

O chefe de gabinete, Manoel Messias de Almeida, ressalta o equilíbrio da área do campo com a rural conquistada nos últimos anos e a participação da agricultura familiar em ações como o Pnae (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos).

 “São diversas ações e programas que com o apoio do Governo de Andradina, que cada vez mais vem investindo e modernizando as atividades econômicas no campo, são de suma importância para os moradores também da cidade”, comenta Messias.

Hoje Andradina e região já tem uma bacia leiteira com capacidade para uma produção de 100 mil litros por dia. “Com a agroindústria estaremos criando nossa própria marca agregando assim valor, estimulando a melhoria nas condições de vida dentro da agricultura familiar fomentando assim a distribuição de renda que é a principal proposta do projeto”, comenta o assessor Rosivaldo de Paula.

Participaram também o presidente da Coapar, Lourival Plácido, o vice da cooperativa, Vítor Zerbenatti, o veterinário, Renato Gasparelli e o tesoureiro, José Carlos. Pela Coater (Cooperativa de Assessoria Técnica e Extensão Rural), Alexandre Bueno.

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade