Obra de escritor de Mirandópolis aborda valor histórico de nomes de ruas

Alguns nomes de personagens históricos famosos batizam as ruas de muitas cidades. Quem não dormia (ou não dorme) nas aulas de História, na escola, sabe bem quem foram Pedro Álvares Cabral, Tiradentes, Anita Garibaldi, Castro Alves, Getúlio Vargas, Duque de Caxias, Washington Luís ou o Barão do Rio Branco, por exemplo, que dão nomes a diversas vias pelo Brasil

Jornalista e escritor Fred Souza, 53, escreveu o livro
Jornalista e escritor Fred Souza, 53, escreveu o livro "Nome de Rua - Você Sabe Quem Foi?. Foto: Divulgação

Alguns nomes de personagens históricos famosos batizam as ruas de muitas cidades. Quem não dormia (ou não dorme) nas aulas de História, na escola, sabe bem quem foram Pedro Álvares Cabral, Tiradentes, Anita Garibaldi, Castro Alves, Getúlio Vargas, Duque de Caxias, Washington Luís ou o Barão do Rio Branco, por exemplo, que dão nomes a diversas vias pelo Brasil.

Porém, há figuras que fizeram a diferença na história de um lugar e não são assim tão populares. Foi pensando em colocar em evidência pessoas que contribuíram para a construção e o crescimento de Mirandópolis, que o coordenador da Biblioteca Municipal, jornalista e escritor Fred Souza, 53, decidiu publicar o livro "Nome de Rua - Você Sabe Quem Foi?".

"Fiz por curiosidade! Fiquei pensando, por gostar muito de história, como aqueles cidadãos haviam contribuído para a cidade. Quais seriam as suas profissões, se tinham um hobby, se tiveram filhos, quais seriam os parentes vivos na cidade, entre outras coisas. São pessoas que conseguiram, com sua atitude, esforço e perseverança, trazer nosso município ao que é hoje. Daqui pra frente a gente continua também tentando fazer o melhor", diz.

PECULIARIDADES

No livro, o autor conta quem foram as pessoas que dão nome a vias do município, além de trazer fotos e curiosidades sobre os personagens (como os times para os quais torciam, as profissões, além de "causos" sobre eles. Mas a obra não contempla o número total de ruas que a cidade possui. Souza escolheu 74, sem um critério específico. "Falei com amigos e familiares sobre a minha ideia em trazer à tona estes ilustres anônimos e fui arrecadando dados, aleatoriamente", acrescenta.

Ao todo, foram impressos 200 exemplares, feitos sem editora, de forma independente. Cada livro é vendido por R$ 15,00. Interessados em adquiri-lo devem procurar Souza na Biblioteca Municipal "Profª Silvina Viana Falaschi" (Rua João Domingues de Souza, 239, no Centro de Mirandópolis), ou telefonar para (18) 9-9711-1309. Escolas e algumas instituições da cidade receberão um exemplar gratuitamente.

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade