Menino morre com meningite; órgãos são doados em Andradina

Um menino de 8 anos, de Andradina, morreu com meningite na segunda-feira (19), após ficar seis dias internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Pediátrica da Santa Casa de Araçatub

Arte: Folha da Região de Araçatuba
Arte: Folha da Região de Araçatuba

Um menino de 8 anos, de Andradina, morreu com meningite na segunda-feira (19), após ficar seis dias internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Pediátrica da Santa Casa de Araçatuba.

A Vigilância Epidemiológica de Andradina informou que a criança foi atendida por volta das 3h do último dia 13, no Pronto-Socorro Municipal, com sintomas de dor de cabeça, vômito e dor abdominal. Por conta da necessidade de UTI, o município a encaminhou para Araçatuba. Naquele momento, a suspeita era de meningite e AVC (Acidente Vascular Cerebral).

NOTIFICAÇÃO
O órgão da Secretaria de Saúde de Andradina, que registrou quatro casos de meningite neste ano, sendo três virais e um bacteriano, disse ainda não ter recebido informações oficiais referentes à causa de óbito. "A notificação foi feita em Araçatuba, onde a criança foi atendida e realizou coleta de liquor", informou, em nota.

Por sua vez, a Vigilância Epidemiológica de Araçatuba contou ter enviado a notificação do caso para o GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica), da Secretaria de Estado da Saúde, por tratar-se de informação referente a morador de outra cidade. 

TIPO
A reportagem, então, enviou e-mail para a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde, questionando se a criança morreu com meningite e qual o tipo da doença. Como resposta, veio a informação de que, segundo portaria do Ministério da Saúde, a responsabilidade da morte compete, neste caso, aos municípios de Andradina ou Araçatuba, ou seja, de residência ou atendimento. 

Contudo, a Folha apurou que a Santa Casa de Araçatuba colheu material da criança e realizou exame que deu resultado positivo para a meningite. Para saber se foi do tipo viral ou bacteriana, o material também foi enviado ao Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo. O resultado deve sair nos próximos dias. Dessa forma, Andradina teve sua primeira morte provocada pela doença, no ano. 

CAPTAÇÃO
Depois de detectada morte cerebral, os pais da criança autorizaram a doação de órgãos, cuja captação ocorreu nesta terça-feira (20), na Santa Casa de Araçatuba. O enterro do menino deverá ser realizado nesta quarta (21), em Andradina.

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade