Menino morre com meningite; órgãos são doados em Andradina

Um menino de 8 anos, de Andradina, morreu com meningite na segunda-feira (19), após ficar seis dias internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Pediátrica da Santa Casa de Araçatub

Menino morre com meningite; órgãos são doados em Andradina - Arte: Folha da Região de Araçatuba
Arte: Folha da Região de Araçatuba
Gostou da notícia? Compartilhe com seus amigos!
📢 Compartilhe no WhatsApp 🚀
Continua após os destaques >>

Um menino de 8 anos, de Andradina, morreu com meningite na segunda-feira (19), após ficar seis dias internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Pediátrica da Santa Casa de Araçatuba.

A Vigilância Epidemiológica de Andradina informou que a criança foi atendida por volta das 3h do último dia 13, no Pronto-Socorro Municipal, com sintomas de dor de cabeça, vômito e dor abdominal. Por conta da necessidade de UTI, o município a encaminhou para Araçatuba. Naquele momento, a suspeita era de meningite e AVC (Acidente Vascular Cerebral).

NOTIFICAÇÃO
O órgão da Secretaria de Saúde de Andradina, que registrou quatro casos de meningite neste ano, sendo três virais e um bacteriano, disse ainda não ter recebido informações oficiais referentes à causa de óbito. "A notificação foi feita em Araçatuba, onde a criança foi atendida e realizou coleta de liquor", informou, em nota.

Por sua vez, a Vigilância Epidemiológica de Araçatuba contou ter enviado a notificação do caso para o GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica), da Secretaria de Estado da Saúde, por tratar-se de informação referente a morador de outra cidade. 

TIPO
A reportagem, então, enviou e-mail para a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde, questionando se a criança morreu com meningite e qual o tipo da doença. Como resposta, veio a informação de que, segundo portaria do Ministério da Saúde, a responsabilidade da morte compete, neste caso, aos municípios de Andradina ou Araçatuba, ou seja, de residência ou atendimento. 

Contudo, a Folha apurou que a Santa Casa de Araçatuba colheu material da criança e realizou exame que deu resultado positivo para a meningite. Para saber se foi do tipo viral ou bacteriana, o material também foi enviado ao Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo. O resultado deve sair nos próximos dias. Dessa forma, Andradina teve sua primeira morte provocada pela doença, no ano. 

CAPTAÇÃO
Depois de detectada morte cerebral, os pais da criança autorizaram a doação de órgãos, cuja captação ocorreu nesta terça-feira (20), na Santa Casa de Araçatuba. O enterro do menino deverá ser realizado nesta quarta (21), em Andradina.

Mais Destaques >>

📢 Leia mais notícias em

AndraVirtual 🔗

📲 Acompanhe nas redes sociais

Veja mais >>

Últimos Destaques

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close