Governo de Andradina promoveu 12 horas de atendimento nas unidades de Saúde pelo Outubro Rosa

O Governo de Andradina realizou neste final de semana ações dentro do Outubro Rosa, mês de conscientização para o combate ao câncer da mama e prevenção a doenças relacionadas à saúde da mulher

Equipes das unidades de saúde realizam atendimento durante o Dia D da Campanha. Foto: Divulgação/Prefeitura
Equipes das unidades de saúde realizam atendimento durante o Dia D da Campanha. Foto: Divulgação/Prefeitura

O Governo de Andradina realizou neste final de semana ações dentro do Outubro Rosa, mês de conscientização para o combate ao câncer da mama e prevenção a doenças relacionadas à saúde da mulher.

A Secretaria da Saúde e Higiene Pública promoveu atendimento durante 12 horas ininterruptas em todas as unidades de saúde no sábado (10), que foi considerado o Dia D da Campanha. Também foram realizadas palestra de conscientização e orientação sexual para a população e aos profissionais da Saúde.

“Realizamos um dia especial com atendimento alternativo para as mulheres que por algum motivo não podem se deslocar aos postos durante a semana”, explicou o secretário da pasta, Ari Guimarães Soares.

O secretário explicou ainda que as ações continuam na unidade durante todo este mês e as mulheres podem contar além da prevenção em relação ao câncer da mama, com outros exames preventivos. “Neste mês de outubro as mulheres terão atendimento especial e as que têm acima de 50 anos terão atendimento prioritário em todas as nossas unidades”, complementou Ari.

A campanha Outubro Rosa tem a proposta de chamar a atenção das para as mulheres para que busquem informações e fiquem atentas aos sinais do corpo que podem apontar e facilitar um diagnóstico precoce do câncer de mama.

Este ano a campanha do Ministério da Saúde  do Governo Federal tem como tema “Câncer de mama: vamos falar sobre isso?”, e o objetivo é desconstruir os mitos associados à doença. “Entre os alertas, a importância da detecção precoce, a partir da orientação do médico e da realização da mamografia”, explica a secretária-adjunta de Saúde, Adriana Previato.

Há consenso científico atualmente sobre a influência de fatores comportamentais no desenvolvimento de diversas doenças, inclusive do câncer de mama. Manter uma alimentação saudável, praticar atividade física regularmente e evitar o consumo de bebidas alcoólicas podem contribuir para a redução do risco de desenvolver câncer de mama.

O movimento popular Outubro Rosa é internacional. Em qualquer lugar do mundo, a iluminação e decoração rosa é compreendida como a união dos povos pela saúde feminina. O Governo de Andradina em parceria com a RAPAC (Rede Andradinense de Apoio ao Paciente com Câncer) também realizará passeata e panfletagem de conscientização neste mês.

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade