Andradina intensifica campanha contra o câncer bucal

O câncer bucal é uma doença grave que pode levar à morte se não for diagnosticada e tratada em seu estado inicia

Exames clínicos com grupos de idosos foram realizados pelo Governo de Andradina. Foto: Divulgação/Prefeitura
Exames clínicos com grupos de idosos foram realizados pelo Governo de Andradina. Foto: Divulgação/Prefeitura

O câncer bucal é uma doença grave que pode levar à morte se não for diagnosticada e tratada em seu estado inicial. Pensando nisso o Governo de Andradina através da Secretaria de Saúde e Higiene Pública está realizando até o dia 22 de maio em todos os pontos de atendimento a Campanha de Prevenção Contra o Câncer Bucal.

Segundo a coordenadora de Saúde Bucal, Adriana Morimoto Oguri, as equipes estão promovendo atividades educativas sobre o tema e exames clínicos com grupos de idosos. Apesar de a campanha ser voltada para maiores de 60 anos, todos podem passar pelas avaliações promovidas pelos profissionais.

“Qualquer pessoa, em qualquer idade, caso note alguma lesão na boca ou queira fazer o exame pode procurar a UBS do Benfica onde atua o especialista” esclarece Adriana Morimoto.

A ação acontece simultaneamente com a Campanha de Vacinação contra a Gripe, e a ação de sábado (09) foi avaliada pela coordenação como positiva, principalmente por divulgar que o Governo de Andradina também oferece este tipo de serviço nas suas unidades de saúde.

“Fazemos a campanha neste período da vacinação contra a gripe para aproveitarmos o público-alvo da terceira idade, pois muitos usam as próteses dentárias que podem provocar pequenos machucados”, explica Adriana.

Durante a campanha os profissionais também orientaram os pacientes que necessitavam de demais tratamentos odontológicos a procurarem as unidades de saúde para o agendamento de consultas. “Este é um trabalho constante da nossa equipe e que a população tem gratuitamente na rede pública”, completa a coordenadora.

O câncer de boca apresenta maior incidência em pessoas que fazem uso contínuo de tabaco e álcool, portadores de próteses totais e removíveis e que apresentem algum fator traumático, como dentes cariados e pontiagudos e restaurações fraturadas. Má higiene bucal e exposição contínua ao sol sem uso de protetores também se constituem em fatores de risco para a doença. Uma alimentação saudável, rica em verduras e frutas, é imprescindível para a prevenção de todos os tipos de câncer.

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade