Andradina reitera pedido de ônibus ao MDA para projeto piloto de saúde itinerante

O prefeito Jamil Ono (PT) e o secretário de Desenvolvimento Agrário, Rosivaldo de Paula, estiveram na sede do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário) em São Paulo

Há um ano Governo de Andradina vem solicitando ônibus ao MDA para criação da Unidade Saúde Itinerante. Foto: Divulgação/Prefeitura
Há um ano Governo de Andradina vem solicitando ônibus ao MDA para criação da Unidade Saúde Itinerante. Foto: Divulgação/Prefeitura

O prefeito Jamil Ono (PT) e o secretário de Desenvolvimento Agrário, Rosivaldo de Paula, estiveram na sede do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário) em São Paulo, reiterando o pedido do ônibus para a criação do projeto piloto de criar uma Unidade de Saúde Itinerante para atender a população rural da cidade.

Atendidos pelo delegado do MDA, J. Reinaldo Prates da Silva, o Governo de Andradina voltou a pedir a liberação do ônibus que já está sob a guarda do município há um ano e meio.

A solicitação do veículo já havia sido feita há um ano e a criação da Unidade de Saúde Itinerante para a área rural com foco principalmente nos cinco assentamentos é uma das propostas de governo traçadas no mandato do prefeito Jamil pelo secretário de Desenvolvimento Agrário, Rosivaldo de Paula.

“A Unidade de Saúde Itinerante segue nosso planejamento de levar atendimento à porta de cada cidadão andradinense seja ele da área urbana ou rural. Começamos com a implantação do ESF (Estratégia de Saúde da Família) e temos a turma do Qualis que já vai até os assentamentos, porém a proposta de montarmos um ônibus é uma forma de ampliarmos ainda mais o acesso levando o médico, a enfermeira e auxiliares mais próximos das famílias do campo”, comentou o prefeito Jamil.

Segundo Rosivaldo, o ônibus que está sendo solicitado já é informatizado e tem toda a estrutura tecnológica que pode ser reaproveitada para a unidade de Saúde.

“Basta fazer uma adaptação com espaço para o atendimento médico e nossa cidade passaria a ter uma unidade completa de Saúde dentro de um ônibus com condições de atender plenamente nossa população rural, melhorando assim o acesso ao mesmo tempo em que geraria economia ao município quanto à manutenção das diversas unidades fixas”, relatou o secretário, enfatizando o ponto de ser um projeto piloto em termos de Brasil.

Na análise do Governo de Andradina o fato de se ter um ônibus como unidade de saúde também representa maiores investimentos nas estradas rurais que precisarão estar em boas condições para que o veículo chegue até os pontos de atendimento.

“Dentro de um planejamento municipal temos que gerar uma economia para fazermos novos investimentos já que o orçamento é inelástico, portanto com a Unidade de Saúde de Itinerante além de ampliarmos os pontos de atendimento poderemos focar recursos na conservação das estradas rurais melhorando assim toda a mobilidade seja para o transporte escolar como para o escoamento da produção”, finalizou Rosivaldo.

A reunião foi acompanhada também pelos assessores Sérgio Massayoshi e Ana Carolina Silva Gomes.

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade