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A construção da ponte sobre o Rio Paraná entre as cidades de
Três Lagoas (Mato Grosso do Sul) e Castilho (São Paulo) está chegando ao final.
Segundo o engenheiro Milton Marinho, do Departamento Nacional de Infraestrutura
e Transporte (Dnit), em Três Lagoas, a ponte está praticamente concluída,
restando apenas alguns arremates. Ontem operários trabalhavam na construção do
guard-rail (defensas de concreto). Marinho disse que ontem começaram as obras
de construção dos acessos. O trabalho começou em Mato Grosso do Sul, mas será
executado simultaneamente nos dois lados do rio. De acordo com Marinho, a
previsão é de que todo o trabalho esteja concluído até o mês de junho, quando a
passagem será liberada. Há possibilidade da conclusão ocorrer em maio. As informações são do jornal O Liberal
Regional.
A ponte já deveria estar concluída, mas vários fatores contribuíram para o
retardamento. Inicialmente foi uma questão técnica. Devido ao solo rochoso, a
empresa teve de importar equipamento específico para o trabalho de perfuração.
Depois, uma denúncia de preços irregulares levou à suspensão de pagamentos.
Porém, a justiça reconheceu que estava tudo legal. Outro problema foi uma greve
de mais de dois meses do Dnit, que impedia as medições e consequente pagamento.
Tudo isso fez com que a obra fosse executada em ritmo mais lento durante vários
meses.
No início do ano passado, a previsão de conclusão era dezembro de 2014. A ponte
está praticamente pronta, faltando os acessos. Segundo Milton Martinho, foi
necessário mudar o projeto dos acessos para melhorar a segurança viária. Esta
mudança implicou em novos estudos, inclusive de ordem ambiental, o que demanda
tempo.
Marinho explicou que o projeto era antigo e hoje a realidade é bem diferente.
De acordo com o engenheiro do Dnit, o projeto original previa os acessos com 11
metros de largura - pista simples e acostamento em desnível. Com o novo
projeto, as vias de acesso terão 16 metros de largura. "Teremos uma pista
adicional à direita para trânsito de veículos pesados partindo da ponte para
São Paulo e para Três Lagoas. Nestes dois trechos de saída da ponte, são
subidas e optamos pela faixa adicional, pois a ultrapassagem seria quase
impossível", explicou o engenheiro, citando até mesmo mudanças nas
rotatórias para aumentar a segurança..
A
PONTE
A ponte tem 1.344 metros e mais 6.104 metros de acessos dos dois lados. A nova
ponte vai absorver esse trânsito, com duas faixas de tráfego com 3,6m de
largura cada uma, além de acostamentos de 2,5m de largura e passagem para
pedestres. Atualmente estão sendo construídas as defensas (proteções laterais)
O custo inicial da ponte era da ordem de R$ 113 milhões. Diante das mudanças,
deve chegar a R$ 116 milhões.
CONTORNO RODOVIÁRIO
Na oportunidade, Milton Marinho falou sobre o contorno rodoviário de Três Lagoas.
Dentro de 90 dias deve ser concluído o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica
e Ambiental (Evtea), para em seguida executar o projeto executivo. O contorno
rodoviário terá aproximadamente 24,5 quilômetros de extensão, partindo do
acesso à nova ponte, contornando a cidade e passando pelas rodovias BR 158
(destino a Brasilândia) e 262 (Campo Grande) e vai chegar à BR 158 (Selvíria),
a quatro quilômetros da rotatória de acesso a Três Lagoas (próximo à Fazenda
Três Lagoas).
O contorno ferroviário é uma obra há muito tempo reivindicada por Três Lagoas,
pois vai retirar de vias urbanas o tráfego pesado de caminhões com madeira e
outros produtos das indústrias de papel e celulose instaladas no município.
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