Continua após os destaques >>
A rotina começa cedo na cozinha piloto do Governo de Andradina que oferece alimentação de qualidade e saudável as crianças andradinenses pertencentes à Rede Municipal de Ensino. Às 5h da manhã, o caminhão e as duas peruas já esperam para começar a distribuição das refeições que irão atender creches e o ensino básico de nossa cidade. O transporte é todo feito pelo próprio município.
Quando em 2009, a administração Jamil Ono (PT) começou a administrar a merenda local houve um salto gigantesco na qualidade das refeições oferecidas. Hoje são preparadas cerca de cinco mil delas, além de distribuição de lanches, sobremesas e outras opções como os 3.700 pãezinhos feitos todos os dias. O investimento anual na merenda pelo Governo de Andradina é de mais de R$ 1 milhão, nos diversos gêneros alimentícios, carnes e frios.
E neste ano não vai ser diferente. A cozinha, que já vinha trabalhando para atender as creches que não fecharam durante as férias, prepara um retorno especial no ano letivo que se inicia para os alunos na próxima terça-feira, 03 de fevereiro.
“É servido um café da manhã e depois a merenda. Para a escola de período integral existe também o almoço e um lanche diferenciado à tarde. Fora a alimentação especial em datas específicas do ano para toda a rede municipal”, destacou a nutricionista responsável da cozinha piloto, Neusivânia Gonçalves.
A alimentação saudável também é um destaque. Não existe fritura na preparação dos alimentos, ou eles são cozidos ou assados, explicou Neusivânia.
“Existe uma pequena quantidade de açúcar e gordura nas refeições. Toda nossa alimentação é farta de legumes e hortifrútis. Nós temos saladas e frutas toda semana. Frutas variadas, como melancia, pêra, maçã, melão e banana”, destacou a nutricionista. O coordenador da Merenda Escola, Rodarte Silva dos Anjos, ressaltou o trabalho de balanceamento da alimentação feito na cozinha piloto. Tudo isto também é feito visando evitar o crescente número de casos de obesidade infantil e ajudar no desempenho do aprendizado do aluno.
Rodarte ainda destacou o respaldo e a eficiência dada por toda administração Jamil Ono.
“O sistema de compra adotado garante qualidade, transparência e melhores preços na aquisição dos itens alimentícios que compõem a merenda escolar destinada aos alunos”, explicou. A transparência nas compras é garantida pela realização de pregões presenciais, em que a apresentação de amostras dos alimentos é exigida em todas as etapas do processo.
Nova Cozinha
Continuando a melhoria no setor, a administração municipal prepara uma nova Cozinha Piloto no leque de investimentos para este ano. A intenção é deixar a cozinha ainda melhor com a construção de um novo prédio e melhores equipamentos onde o investimento pode ultrapassar R$ 2 milhões de recursos próprios. A obra está em fase de licitação que ocorre no próximo dia 02 de fevereiro.
Alimento Seguro
Andradina foi uma das primeiras do Estado a buscar a qualidade total através do PAS (Programa Alimento Seguro), desenvolvido pelo Sebrae, dentro das entidades do sistema S.
O programa tem o objetivo de reduzir os riscos de contaminação dos alimentos, atua no desenvolvimento de tecnologia, metodologia, conteúdos, formação e capacitação de técnicos para disseminar e implantar ferramentas de controle em segurança de alimentos, como as Boas Práticas, o Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle.
Destaques >>
Leia mais notícias em andravirtual
Curta nossa página no Facebook
Siga no Instagram