Justiça dá indulto a detento doente de 69 anos

Justiça dá indulto a detento doente de 69 anos

Um idoso de 69 anos, doente e que estava preso em Mirandópolis (SP) por roubo, conseguiu na Justiça o direito a ser tratado em casa. Segundo a Defensoria Pública de Araçatuba (SP), que entrou com ação, o detento sofreu um AVC, Acidente Vascular Cerebral, enquanto estava preso e não podia mais receber atendimento médico na penitenciária. A sentença foi divulgada na sexta-feira (5). As informações são do portal G1/TV Tem.

Com isso, ele conseguiu o chamado indulto humanitário, medida prevista por decreto presidencial, que declara extinta a punibilidade. De acordo com laudo médico anexado ao pedido, o preso sofreu uma sequela neurológica irreversível, necessitando de cuidados contínuos não hospitalares, além de apresentar-se incapaz de realizar atividades físicas e neurológicas. “Por todo esse quadro, o sentenciado necessita de cuidados contínuos, tais como medicamentos e tratamentos, os quais não podem ser oferecidos no estabelecimento prisional”, afirma Júlio César Valese, defensor público responsável pelo caso.

Com base no princípio da humanidade das penas, o indulto humanitário garante aos sentenciados acometidos por grave estado de saúde o direito de assistência adequada e submissão a tratamento apropriado, que não pode ser prestado no ambiente carcerário.

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close