Usina proibida de gerar energia opera com capacidade mínima, diz Cesp

Usina proibida de gerar energia opera com capacidade mínima, diz Cesp

Usina proibida de gerar energia opera com capacidade mínima, diz Cesp - Da redaçao
Da redaçao
Gostou da notícia? Compartilhe com seus amigos!
📢 Compartilhe no WhatsApp 🚀
Continua após os destaques >>

A Justiça Federal determinou que a Cesp (Companhia Elétrica de São Paulo) suspenda a geração de energia na usina de Ilha Solteira (SP). A decisão foi tomada depois que as associações de piscicultores entraram com uma ação contra a concessionária e o Operador Nacional do Sistema Elétrico. O objetivo é tentar aumentar o nível das represas do rio Paraná na região de Santa Fé do Sul (SP). Vários criadores de peixes tiveram que mudar a rotina para se manter no negócio e já enfrentam prejuízos. As informações são do portal G1/TV Tem.

 

A Cesp informou que a usina de Ilha Solteira já opera com a capacidade mínima, por ordem do operador nacional e está produzindo um terço da capacidade de geração. O Ministério de Minas e Energia, responsável pelo operador nacional, disse que ainda não foi notificado da decisão.

 

No ano passado, a profundidade na represa chegava a oito metros, hoje não passa de um. O problema afeta os 36 criadores da região. “A atividade está comprometida no reservatório de Ilha Solteira. A mortandade pode aumentar muito ainda porque a baixa do reservatório abaixa o nível de oxigênio e também aumenta a temperatura da água, e isso prejudica muito”, diz Emerson Esteves, presidente da Câmara Setorial de Pesca.

 

O piscicultor Pedro Sanfelice passa o dia de olho na criação de peixes em Santa Clara D'Oeste (SP). Com o nível do rio abaixo do recomendado para a piscicultura ele não pode se descuidar.

 

Os tanques, que antes ficavam num só lugar, agora precisam ser deslocados com frequência. “Falta oxigênio na água e o peixe acaba morrendo. Temos dois mil peixes a cada tanque, com a falta de oxigênio o peixe não come e acaba morrendo”, afirma Pedro.

 

O rio onde Pedro tem os tanques faz parte do sistema que abastece o reservatório de usina de Ilha Solteira que está com o nível abaixo da cota mínima. A situação é consequência da estiagem que atinge a região nos últimos meses. Segundo os piscicultores, mesmo com a seca, a hidrelétrica, que é de responsabilidade da Cesp, não deixou de gerar energia, o que contribuiu para baixar ainda mais o nível dos rios.

 

Preocupadas com os prejuízos e até com a paralisação da atividade, as associações de piscicultores da região entraram com a ação. A Justiça Federal aceitou o pedido e determinou a suspensão imediata da geração de energia na usina de Ilha Solteira. “Essa é uma primeira batalha, agora vamos começar a discutir em nível de igualdade o uso da água. A gente imagina que deve haver um recurso, mas agora a discussão muda um pouco”, afirma a secretaria executiva da associação Marilsa Fernandes.

Mais Destaques >>

📢 Leia mais notícias em

AndraVirtual 🔗

📲 Acompanhe nas redes sociais

Veja mais >>

Últimos Destaques

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close