Usina proibida de gerar energia opera com capacidade mínima, diz Cesp

Usina proibida de gerar energia opera com capacidade mínima, diz Cesp

Da redaçao
Da redaçao

A Justiça Federal determinou que a Cesp (Companhia Elétrica de São Paulo) suspenda a geração de energia na usina de Ilha Solteira (SP). A decisão foi tomada depois que as associações de piscicultores entraram com uma ação contra a concessionária e o Operador Nacional do Sistema Elétrico. O objetivo é tentar aumentar o nível das represas do rio Paraná na região de Santa Fé do Sul (SP). Vários criadores de peixes tiveram que mudar a rotina para se manter no negócio e já enfrentam prejuízos. As informações são do portal G1/TV Tem.

 

A Cesp informou que a usina de Ilha Solteira já opera com a capacidade mínima, por ordem do operador nacional e está produzindo um terço da capacidade de geração. O Ministério de Minas e Energia, responsável pelo operador nacional, disse que ainda não foi notificado da decisão.

 

No ano passado, a profundidade na represa chegava a oito metros, hoje não passa de um. O problema afeta os 36 criadores da região. “A atividade está comprometida no reservatório de Ilha Solteira. A mortandade pode aumentar muito ainda porque a baixa do reservatório abaixa o nível de oxigênio e também aumenta a temperatura da água, e isso prejudica muito”, diz Emerson Esteves, presidente da Câmara Setorial de Pesca.

 

O piscicultor Pedro Sanfelice passa o dia de olho na criação de peixes em Santa Clara D'Oeste (SP). Com o nível do rio abaixo do recomendado para a piscicultura ele não pode se descuidar.

 

Os tanques, que antes ficavam num só lugar, agora precisam ser deslocados com frequência. “Falta oxigênio na água e o peixe acaba morrendo. Temos dois mil peixes a cada tanque, com a falta de oxigênio o peixe não come e acaba morrendo”, afirma Pedro.

 

O rio onde Pedro tem os tanques faz parte do sistema que abastece o reservatório de usina de Ilha Solteira que está com o nível abaixo da cota mínima. A situação é consequência da estiagem que atinge a região nos últimos meses. Segundo os piscicultores, mesmo com a seca, a hidrelétrica, que é de responsabilidade da Cesp, não deixou de gerar energia, o que contribuiu para baixar ainda mais o nível dos rios.

 

Preocupadas com os prejuízos e até com a paralisação da atividade, as associações de piscicultores da região entraram com a ação. A Justiça Federal aceitou o pedido e determinou a suspensão imediata da geração de energia na usina de Ilha Solteira. “Essa é uma primeira batalha, agora vamos começar a discutir em nível de igualdade o uso da água. A gente imagina que deve haver um recurso, mas agora a discussão muda um pouco”, afirma a secretaria executiva da associação Marilsa Fernandes.

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close