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O
Orkut completa dez anos de existência nesta sexta-feira (24) longe de ser a
rede social mais usada no Brasil, como em seus melhores dias, mas, ainda assim,
recebendo mais visitas no Brasil do que o Google+, a rede de relacionamentos
que virou a aposta do Google, empresa por trás dos dois sites.
O
Orkut, que só ganhou versão em português em 5 de abril de 2004, teve 0,64% de
todos os acessos a redes sociais no Brasil em dezembro de 2013. O
Google+,
primo rico da família Google, angariou 0,47% das visitas, amargando a 11ª
posição no ranking da Serasa Experian.
Apesar
de figurar no top 10, em 7º lugar, o Orkut está distante dos tempos em que
dominava a conversação na internet brasileira, com calorosos debates em suas
comunidades. Em janeiro de 2012, quando o Facebook se tornou a maior rede
social do Brasil, o Orkut já estava em decadência.
Se
naquela época eram 34,4 milhões de usuários brasileiros, hoje, são pouco mais
de 6 milhões, segundo a comScore.
Scraps
Os
dados dão a entender que o público acostumado aos "scraps" (recados),
depoimentos de amigos e comunidades do Orkut não se adaptou à lógica dos
círculos do Google+, tipo de classificação que separa os amigos em grupos e
permite escolher com quais deles uma postagem será ou não compartilhada.
Uma
das curiosidades do Orkut é que ele tinha nome de gente: Orkut Buyukkokten,
engenheiro turco que, no Google, liderou o desenvolvimento da rede social.
Apesar
de o Google ter negado várias vezes que a desativação do Orkut não está nos
planos, é grande o esforço de esvaziar a rede ou de transformá-la em trampolim
para impulsionar o Google+.
Começou
em maio de 2012, quatro meses depois de o Facebook tomar a dianteira no Brasil,
último país onde o Orkut ainda opunha resistência ao site de Mark Zuckerberg.
Naquele mês, o Google lançou uma integração entre contas do Orkut e Google+.
Google+
Hoje,
qualquer um que se cadastra no Orkut recebe a opção de atualizar seu perfil e
migrar as fotos e informações registradas para o "primo rico",
lançado em junho de 2011.
O
Google também informou que a coexistência das redes sociais não minguaria o
desenvolvimento do Orkut. No entanto, o Orkut é preterido de todo o esforço da
empresa para integrar cada vez mais seus diversos produtos, do Maps à Busca.
Quando
criou um sistema de mapas personalizados que incluem sugestões de locais para
se conhecer feitas por amigos, a rede social escolhida é o Google+. Quando
unificou o sistema de comentários da plataforma de blogs e do YouTube em um
serviço, o escolhido também foi o Google+.
No
auge, a ebulição em torno do Orkut era tão grande que nem todos os usuários
controlavam seu ímpeto e publicavam posts ofensivos e, não raro, criminosos.
Isso fez com que o Brasil liderasse em 2011 a lista de países que mais pediam
remoções de conteúdo dos sites do Google.
Naquele
ano, autoridades do governo brasileiro fizeram 224 pedidos de exclusão (380
itens do site) – a Alemanha, na segunda posição, fez apenas 125 pedidos e os
Estados Unidos, 92.
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