Bicicletas elétricas apreendidas em Araçatuba poderão ser recuperadas

Bicicletas elétricas apreendidas em Araçatuba poderão ser recuperadas

Bicicletas elétricas são bastante usadas em Araçatuba (Foto: Reprodução/TV TEM)
Bicicletas elétricas são bastante usadas em Araçatuba (Foto: Reprodução/TV TEM)

Quem teve a bicicleta elétrica apreendida em Araçatuba (SP) vai poder recuperar o veículo. Isso porque o Conselho Nacional de Trânsito liberou o uso de bicicletas elétricas para quem não é habilitado. Mas atenção, nem todos os modelos são permitidos. As informações são do portal G1/TV Tem.

 

O que parecia solução acabou se tornando um transtorno para o pedreiro Jair Leite dos Santos. Ele comprou uma bicicleta elétrica há sete meses para ir ao trabalho. Ele procurou o modelo para poupar o fôlego e também o bolso, já que não tem carteira de motorista.

 

Poucos dias depois da compra descobriu que não poderia rodar com a nova bicicleta em Araçatuba sem antes tirar a habilitação.  “O manual dizia que não precisava de habilitação para dirigir, apenas ser maior de 16 anos e já poderia usar e eu comprei por causa disso”, afirma o pedreiro.

 

O Conselho Nacional de Trânsito publicou uma nova resolução em que coloca as bicicletas elétricas na mesma categoria das tradicionais. Ou seja, os donos não precisam mais se preocupar com licenciamento e emplacamento. Também não será mais necessária a habilitação na categoria A. Mas, é preciso ficar atento: nem todas as bicicletas elétricas se encaixam nesta resolução.

 

O texto o Contran especifica que apenas os modelos sem acelerador, em que o motor elétrico somente auxilia o ciclista nas pedaladas, ficam dispensados das antigas exigências. Nesses casos também fica liberado o uso de capacetes simples para bicicletas, não sendo mais obrigatório o uso do capacete usado pelos motociclistas.

 

Mas nos modelos em que há acelerador no guidão, as regulamentações continuam iguais às das motos ou bicicletas com motores a gasolina.  “Para quem tem a bicicleta elétrica e não esta de acordo com a nova legislação, ela pode fazer a conversão da bicicleta, e assim poderá andar de forma adequada à nova legislação”, afirma Oscar da Silva Neto, comerciante e especialista em bicicleta. 

 

Com a nova resolução, estes modelos mais simples não serão fiscalizados e quem teve a bicicleta apreendida antes da medida poderá recuperá-la.  “A Ciretran é quem cuida dos pátios e dos guinchos, então quem teve a bicicleta apreendida por causa da resolução anterior, ele só tem que recolher a taxa do guincho”, diz Manoel Guimarães, capitão da Polícia Militar.

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close