Com
a greve dos Correios e dos bancários, os consumidores devem ficar atentos com
as datas de vencimento das contas. Segundo os órgãos de defesa do consumidor, a
paralisação dos serviços não tira a obrigação de pagar faturas, boletos
bancários ou qualquer outra cobrança.
O consumidor deve esgotar todas as possibilidades de atendimento pelos meios
normais e alternativos. No caso da greve dos Correios, que começou ontem, o não
recebimento da conta não isenta da cobrança de multas e juros para pagamentos
fora do prazo.
É
preciso negociar com a empresa outra forma para fazer o pagamento, como emissão
de segunda via ou depósito em conta. “Se ela não oferecer outra forma de
pagamento, deve prorrogar o vencimento”, diz Maria Inês Dolci, coordenadora da
Proteste.
Ao entrar em contato com a empresa, é importante anotar o protocolo de
atendimento, o dia e a hora desse contato. Caso o fornecedor não ofereça
alternativa para o pagamento, o consumidor poderá questionar a incidência de
juros ou multa sobre a sua fatura.
Para quem precisa pagar contas vencidas no caixa, a recomendação da
especialista é entrar em contato com o gerente do banco para tentar quitar a
dívida. Nesse caso, não há como fugir dos juros e multas.
Segundo a Contraf (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro),
o Itaú ordenou ontem o fechamento de caixas eletrônicos em várias cidades, com
o objetivo de jogar a população contra os bancários. Em nota, o banco disse que
respeita o direito à greve e que mantém canais de atendimento disponíveis para
que clientes efetuem suas transações.
Bancários e funcionários dos Correios negociam reajuste salarial. A Contraf
informou que a greve deve prosseguir pelo menos até sexta-feira, por falta de
uma proposta dos bancos.
Após uma tentativa frustrada de conciliação ontem, o TST (Tribunal Superior do
Trabalho) determinou que ao menos 40% dos funcionários dos Correios trabalhem
durante a greve.