Campanha incentiva consumo de carne suína

Semana Nacional de Carne Suína

Foi lançada nesta quarta-feira (12/09) a Semana Nacional de Carne Suína, promovida pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), com apoio do Ministério da Agricultura e da Associação Brasileira de Supermercados(Abras). A ideia é realizar durante duas semanas por ano uma extensiva oferta de carne suína nos supermercadosbrasileiros a fim de elevar o consumo per capita no Brasil. 

O evento, que pretende amenizar a crise que afeta o setor da suinocultura brasileira por meio do incentivo ao consumo decortes suínos, será realizado inicialmente na regiãoNordeste, onde a rede de supermercados Pão de Açúcarvai liderar a campanha. “Em 2013 a campanha já será realizada nos supermercados de todo o país”, diz Roberto Lopes, presidente da ABCS. 

Uma das metas é incluir a carne suína definitivamente na cesta de compras dos brasileiros e alcançar o consumo médio de 18kg per capita em 2015. Hoje o consumo interno é estimado em 15,1 kg, onde apenas 3% se referem a carne in natura. Já a média mundial é de 39 quilos por habitante/ano. 

A campanha pretende aprimorar a apresentação dos produtos nos pontos de venda e capacitar profissionais deaçougues a desenvolverem novos formatos de cortes, em tamanhos menores, mais saborosos e saudáveis, de acordo com as características desejadas pelos consumidores atuais. 

“Vamos derrubar os mitos que envolvem a carne suína. Alguns consumidores ainda pensam que os suínos são criados em condições precárias, mas a suinocultura brasileira é altamente tecnificada, tanto que o Japão – país mais rigoroso do mundo – abriu as portas para as exportações brasileiras”, avalia Lopes.

Exportações

Também nesta terça-feira (11/9) a Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína(Abipecs), divulgou o balanço das exportações em agosto. Foram embarcadas 54,71 mil toneladas de carne. O valor representa o maior volume mensal observado até agora em 2012. Trata-se de uma alta de 19,24% em relação ao mesmo mês de 2011, quando o Brasil embarcou 45.887 toneladas. Em termos de receita, agosto ficou atrás apenas de maio, totalizando US$ 134,42 milhões - avanço de 10,10% na comparação anual. Já os preços continuam em queda neste ano. Em agosto, a tonelada do produto foi negociada, em média, a US$ 2.457, valor 7,67% inferior ao apurado em igual intervalo de 2011. 

De janeiro a agosto, os embarques do produto subiram 5,42% em relação aos oito primeiros meses de 2011, somando 367.743 toneladas. O faturamento nesse mesmo período, no entanto, é 2,2% menor (US$ 930 milhões).

 

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