Prefeitura mapeia arquivos para salvar e eliminar documentos
Prefeitura mapeia arquivos para salvar e eliminar documentos

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A Prefeitura de Andradina criou uma comissão para analisar todos os documentos mantidos em arquivo que atualmente ocupam três salas do prédio municipal e um grande espaço no ginásio de esportes Agenor Francisco da Cunha.
O objetivo é avaliar todos os papéis e separar os que podem ser eliminados, os de uso permanente e os que têm valor histórico.
O presidente da CDDM (Comissão de Avaliação e Destinação de Documentos Municipais), Marcos Fernandes, que também é responsável pela Biblioteca Municipal, disse que alguns dos documentos serão disponibilizados para pesquisa e outros farão parte do acervo do museu.
Mesmo os documentos tidos como inservíveis pelos setores responsáveis, a comissão, que é formada por 17 membros, todos ligados ao quadro de funcionários da administração municipal, fará uma reavaliação para garantia de que nenhum documento importante será jogado.
Entre documentos de valores históricos estão sendo encontrados mapas da cidade das décadas de 60 e 70, quando muitos bairros como o conjunto habitacional Álvaro Gasparelli e até o Parque Industrial, ainda não existiam, e até livros de decretos municipais da década de 1940.
Porém, grande parte do material, que por não caberem mais nos armários já estavam sendo empilhados no chão, como carnês do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano), com mais de 10 anos, e antigos alvarás, foi considerável descartável e vão descongestionar os setores.
O objetivo é avaliar todos os papéis e separar os que podem ser eliminados, os de uso permanente e os que têm valor histórico.
O presidente da CDDM (Comissão de Avaliação e Destinação de Documentos Municipais), Marcos Fernandes, que também é responsável pela Biblioteca Municipal, disse que alguns dos documentos serão disponibilizados para pesquisa e outros farão parte do acervo do museu.
Mesmo os documentos tidos como inservíveis pelos setores responsáveis, a comissão, que é formada por 17 membros, todos ligados ao quadro de funcionários da administração municipal, fará uma reavaliação para garantia de que nenhum documento importante será jogado.
Entre documentos de valores históricos estão sendo encontrados mapas da cidade das décadas de 60 e 70, quando muitos bairros como o conjunto habitacional Álvaro Gasparelli e até o Parque Industrial, ainda não existiam, e até livros de decretos municipais da década de 1940.
Porém, grande parte do material, que por não caberem mais nos armários já estavam sendo empilhados no chão, como carnês do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano), com mais de 10 anos, e antigos alvarás, foi considerável descartável e vão descongestionar os setores.