Novo prédio da Justiça Federal leva o nome de Sinval Nunes

Novo prédio da Justiça Federal leva o nome de Sinval Nunes

Família prestigiou homenagem a Sinval Antunes. Foto: Divulgação/prefeitura


Na última quarta-feira (30), com a participação do presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, o desembargador federal Roberto Haddad, e o diretor do Foro da Seção Judiciária do Estado de São Paulo, juiz federal Carlos Alberto Loverra, foi inaugurado o novo endereço do Fórum Desembargador Federal Sinval Antunes de Souza, em Andradina.

 

Com a presença de Terezinha Antunes de Souza (esposa), da filha Mariana Antunes de Souza, do Ederval Anunes de Souza, foi descerrada a Faixa que homenageia do andradinense de coração Sinval Antunes.

 

Haddad falou da dedicação do amigo que foi o primeiro deputado estadual a representar Andradina na Assembléia Legislativa, aos 24 anos de idade, e que fez história na região participando do processo de emancipação política de cidades como Nova Independência e Itapura.

 

Nova Localização

 

Agora localizado na Rua Santa Terezinha, nº 785, no Centro, o Juizado Especial Federal de Andradina foi inaugurado em abril de 2005, atuando principalmente em casos que envolvam ações relativas a Previdência Social.

 

 A transferência para o centro esta tornando o acesso mais rápido. Além da cidade de Andradina, o Juizado Especial Federal atende os municípios de: Aparecida D´Oeste, Araçatuba, Auriflama, Bento de Abreu, Buritama, Castilho, General Salgado, Guaraçaí, Guararapes, Guzolândia, Ilha Solteira, Itapura, Lavínia, Lourdes, Marinópolis, Mirandópolis, Murutinga do Sul, Nova Independência, Pereira Barreto, Rubiácea, Santo Antonio do Aracanguá, São João de Iracema, Sud Mennucci, Suzanápolis, Turiuba e Valparaíso.

 

 

O Homenageado

Mesmo tendo nascido em Guararapes, em todos os lugares que ele ia se apresentava como andradinense, tinha orgulho da cidade.

 

Sinval passou sua infância em Andradina e estudou na época de grupo escolar também na cidade, antes de ir para São Paulo, continuar a formação escolar até a formação acadêmica em Ciências Jurídicas e Sociais na Faculdade de Direito de Bauru. Casou-se com Maria Teresinha Antunes de Souza com a qual teve quatro filhos:Sinval, Autímio, Marcelo e Mariana.

 

Foi nomeado juiz federal titular da 11ª Vara Criminal Federal em 5 de setembro de 1984, por meio de concurso de provas e títulos, tendo sido diretor do Foro da Seção Judiciária de São Paulo no período de maio de 1989 a maio de 1990, reconduzido para um segundo mandato de 2 de maio de 1990 a 2 de maio de 1991.

 

Tomou posse como desembargador federal no Tribunal Regional Federal da 3ª Região em 12 de junho de 1992, ocupando a vaga decorrente da promoção do juiz federal Milton Luiz Pereira a ministro do STJ. Integrou a 1ª Turma do TRF da 3ª Região.

 

Destacou-se, também, como deputado estadual. Exerceu mandato parlamentar de 1963 a 1967 e foi reeleito para uma nova legislatura cumpriu seu mandato legislativo de 1967 a 1971. Exerceu as atividades de professor adjunto de Direito Penal nas Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU.  Aposentou-se em 6 de fevereiro de 1998 e faleceu em 25 de dezembro do mesmo ano.

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close