Preço do álcool deve voltar a subir

Prepare o bolso

O motorista pode se preparar para gastar mais nos postos de combustível, pois o etanol vai subir nas próximas semanas. O motivo é o fraco resultado da safra 2011/2012 de cana-de-açúcar até aqui. Na última semana, a Unica (União da Indústria da Cana-de- Açúcar) revisou para baixo a estimativa da moagem. As informações são do Jornal Metro.

A nova projeção aponta para uma moagem de 510,24 milhões de toneladas, uma redução de 4,36% em relação à última revisão (533,50 milhões) e queda de 8,39% sobre o valor final da safra passada (556,95 milhões).

Isso deverá antecipar o encerramento da colheita, aumentar a entressafra e desabastecer o mercado. Com menos álcool combustível à disposição, os postos vão ter de aumentar o preço cobrado do consumidor.

“Os dados de julho mostraram que a geada e o florescimento da cana impactaram a produtividade com maior intensidade do que havíamos inicialmente previsto”, explica o diretor técnico da Unica, Antonio de Padua Rodrigues.

Muitas usinas do centro-sul vão antecipar a colheita em até três meses, para o início de setembro. Com isso, a entressafra vai durar seis meses, provocando uma grande pressão sobre os preços até o mês de abril do ano que vem.

O encarecimento do combustível, no entanto, pode chegar já neste mês: houve queda de 17,48% na produtividade agrícola da área colhida em julho, motivo pelo qual deve faltar cana para a produção do etanol. Os postos que não tiverem o produto em estoque podem enfrentar desabastecimento.

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close